Pesquisa Quaest mostra Lula com 37%, Flávio com 29% e Cury isolado em terceiro, enquanto 2º turno tem empate técnico

A nova pesquisa nacional Quaest, contratada pela Globo e pelo jornal O Globo, mostra Lula na liderança da corrida presidencial com 37% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 29%. Augusto Cury aparece isolado em terceiro lugar, com 10%.

O levantamento também aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro em uma eventual disputa de segundo turno, crescimento de Cury entre eleitores independentes e redução do número de indecisos na pesquisa espontânea.

Intenção de voto no 1º turno
Lula37%
Flávio Bolsonaro29%
Augusto Cury10%
Renan Santos3%
Ronaldo Caiado1%
Romeu Zema1%

Cury se isola em terceiro lugar

Augusto Cury, do Avante, aparece com 10% das intenções de voto e abre vantagem sobre os demais candidatos que tentam ocupar um espaço fora da disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro.

O mesmo patamar de 10% aparece tanto no cenário sem Pablo Marçal quanto na simulação em que o candidato do PRTB é incluído.

Cury chega a 24% entre eleitores independentes

O desempenho do candidato do Avante é ainda mais expressivo entre os eleitores que se identificam como independentes.

Nesse grupo, Cury aparece numericamente na liderança com 24%, seguido por Lula, com 23%, e Flávio Bolsonaro, com 11%.

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, esse segmento ajuda a explicar a ascensão registrada pelo candidato nas últimas semanas.

Número de indecisos cai na pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, o percentual dos que ainda não sabem em quem votar caiu de 51% para 42%.

Nesse cenário, Lula aparece com 28%, Flávio Bolsonaro com 20% e Augusto Cury com 4%.

Indecisos na pesquisa espontânea
51%
Pesquisa anterior
42%
Pesquisa atual

Lula e Flávio têm empate técnico no segundo turno

Em uma eventual disputa direta entre Lula e Flávio Bolsonaro, a pesquisa aponta empate técnico.

A distância entre os dois, que havia sido de três pontos em meados de agosto, caiu para apenas um ponto no novo levantamento.

Potencial de voto em Augusto Cury mais que dobra

Lula e Flávio Bolsonaro aparecem como os candidatos que lideram a rejeição no levantamento.

Augusto Cury registra rejeição de 25%. Ao mesmo tempo, o percentual dos entrevistados que afirmam conhecer o candidato e considerar votar nele passou de 10% para 21%.

Eleitores de Lula e Flávio demonstram maior convicção

Entre os eleitores de Lula, 80% afirmam que a decisão de voto é definitiva. Entre os que preferem Flávio Bolsonaro, o índice é de 75%.

O cenário é diferente entre alguns candidatos alternativos. Entre os eleitores de Ronaldo Caiado, 58% afirmam que ainda podem mudar de escolha. No eleitorado de Renan Santos, são 57%.

Desaprovação de Lula fica acima da aprovação

A pesquisa também mediu a avaliação do governo federal. A desaprovação ao trabalho de Lula ficou em 48%, enquanto a aprovação passou de 46% para 45%.

Segundo Felipe Nunes, uma das dificuldades enfrentadas pelo governo está na percepção dos brasileiros sobre renda e custo de vida. Apenas 10% dizem perceber atualmente um aumento de renda superior ao crescimento de suas despesas.

Casos envolvendo Lulinha e Dark Horse são vistos como problemas eleitorais

Para 65% dos entrevistados, a investigação envolvendo Lulinha prejudica a campanha de Lula. Dentro desse grupo, 40% dizem que prejudica muito e 25% consideram que prejudica um pouco.

Em relação a Flávio Bolsonaro, 64% afirmam que o inquérito sobre supostas irregularidades no financiamento do filme “Dark Horse”, que apura a relação do senador com o banqueiro Daniel Vorcaro, prejudica sua campanha. Para 42%, prejudica muito, enquanto 22% dizem que prejudica um pouco.

62% demonstram pouco ou nenhum interesse pela eleição

Apesar da proximidade do primeiro turno, 62% dos entrevistados afirmam estar pouco ou nada interessados na eleição presidencial.

O interesse é maior entre eleitores politicamente identificados. Entre lulistas, 50% dizem estar muito interessados. Entre bolsonaristas, são 45%. O percentual é de 40% entre integrantes da esquerda não lulista e de 39% entre a direita não bolsonarista.

Propostas são prioridade para 45% dos eleitores

Quando questionados sobre o principal fator considerado na hora de escolher um candidato, 45% apontam as propostas de governo como o elemento mais importante para definir o voto.

O levantamento mostra, portanto, uma disputa ainda marcada pela liderança de Lula e Flávio Bolsonaro, mas com crescimento de Augusto Cury, redução dos indecisos e um cenário de segundo turno cada vez mais equilibrado.

Avatar photo

João Pedro Rafannelli

João Pedro Rafannelli acompanha os principais acontecimentos do Brasil, com foco em notícias, decisões, fatos relevantes e temas que impactam diretamente o dia a dia da população.