Novo ciclone traz temporais ao Sul, ventos acima de 80 km/h e abre caminho para forte queda de temperatura no Sudeste

Um novo ciclone extratropical deve se formar próximo à costa do Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (20), aumentando o risco de temporais no Sul do Brasil, reforçando os ventos e favorecendo a entrada de uma massa de ar mais frio que também deve provocar queda de temperatura no Sudeste.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, o sistema estará associado a uma frente fria que avança pela Região Sul e deve atingir principalmente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Antes mesmo da formação do ciclone, áreas de instabilidade já provocam chuva e trovoadas no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (19). Ao longo do dia, a instabilidade avança para Santa Catarina e pode alcançar pontos do oeste do Paraná.

Oeste do Paraná entra na rota da chuva

Durante a tarde desta quarta-feira, as pancadas devem se espalhar pelo centro-leste e sul de Santa Catarina. No Paraná, a chuva pode aparecer de forma isolada principalmente no oeste do estado, incluindo as regiões de Cascavel e Foz do Iguaçu.

Na quinta-feira, com o avanço da frente fria, a chuva ganha força em Santa Catarina e alcança principalmente o oeste, sudoeste e sul do Paraná.

O Inmet mantém aviso de tempestades para todo o Rio Grande do Sul e também para áreas de Santa Catarina e do Paraná.

Ventos podem passar de 80 km/h

Com a formação do ciclone, os ventos podem ultrapassar 80 km/h em alguns pontos da Região Sul. No sul do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva podem superar 150 milímetros.

A Climatempo também prevê possibilidade de chuva forte, temporais e granizo no território gaúcho.

Em Porto Alegre, a chuva e as trovoadas devem continuar durante a noite desta quarta-feira.

Temperatura despenca depois da passagem da frente fria

Depois da passagem do sistema, a mudança mais significativa será sentida nas temperaturas. A massa de ar frio começa a avançar pelo Sul já na quinta-feira.

As mínimas podem ficar abaixo dos 10°C em áreas do sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e grande parte do interior do Rio Grande do Sul.

Entre as capitais, Porto Alegre e Curitiba devem registrar mínimas próximas dos 15°C. Na capital gaúcha, as máximas não devem passar dos 20°C entre quarta e quinta-feira.

Em Curitiba, o ar frio demora um pouco mais para chegar ao leste paranaense, e a máxima ainda pode alcançar 28°C na quinta.

Frio ganha força no fim de semana

Na sexta-feira (21), a massa de ar polar avança ainda mais pela Região Sul. A tendência é de diminuição da chuva no Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina e Paraná ainda podem registrar precipitação e vento forte.

No fim de semana, o frio deve se intensificar, com possibilidade de geada no sul do Rio Grande do Sul e também no sul do Paraná.

Frente fria também chega ao Sudeste

No Sudeste, o calor e a baixa umidade ainda predominam em boa parte da região nesta quarta-feira, especialmente em São Paulo e Minas Gerais.

A frente fria começa a influenciar o estado de São Paulo na quinta-feira, inicialmente pelo oeste. Como o ar permanece seco, a quantidade de chuva deve ser limitada, e a principal mudança será percebida no aumento dos ventos e na queda das temperaturas.

Na sexta-feira, as rajadas podem se aproximar dos 70 km/h em áreas do centro e do leste paulista.

A queda de temperatura será mais perceptível no centro-sul de São Paulo. Em outras áreas do Sudeste, o efeito será mais irregular e o calor ainda deve permanecer em vários pontos.

Frio também alcança parte do Centro-Oeste

A frente fria deve atingir o sudoeste de Mato Grosso do Sul na quinta-feira e, posteriormente, avançar em direção a Mato Grosso.

Em Cuiabá, onde as temperaturas podem chegar aos 39°C antes da mudança, a máxima deve cair para cerca de 32°C na quinta-feira e ficar próxima dos 29°C a 30°C nos dias seguintes.

Antes da chegada do ar mais frio, o aumento dos ventos sobre o solo seco pode levantar poeira em áreas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, reduzindo temporariamente a visibilidade.

Avatar photo

João Pedro Rafannelli

João Pedro Rafannelli acompanha os principais acontecimentos do Brasil, com foco em notícias, decisões, fatos relevantes e temas que impactam diretamente o dia a dia da população.