Mensagens registram pedido de Nikolas Ferreira a Vorcaro por ativo minerário

Crédito: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados e Banco Master/Divulgação Montagem Kayo Magalhães/Câmara dos Dep

Uma série de mensagens divulgadas pela jornalista Juliana Dal Piva, do portal ICL, registra contatos entre o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, preso sob acusação de fraudes no sistema bancário.

Em um áudio enviado em 30 de março de 2025, Nikolas procurou o banqueiro para solicitar auxílio em um caso envolvendo seu ex-assessor Thiago Rodrigues de Faria. O parlamentar pediu que Vorcaro ajudasse a destravar “um ativo de minério”.

Na gravação, Nikolas explica que Thiago seria seu amigo, advogado e alguém que considera como irmão. Segundo o deputado, o ativo minerário já havia passado pela ficha técnica e permanecia pendente, embora algumas pessoas da empresa soubessem do assunto. Ele afirmou que não conhecia os detalhes, mas decidiu encaminhar o contato por confiar plenamente em Thiago, caso Vorcaro tivesse interesse em tratar do tema.

Conforme o ICL, Vorcaro respondeu enviando um áudio de visualização única. Depois de agradecer, Nikolas recebeu do banqueiro a mensagem: “amém, irmão. Estamos na guerra juntos”. Vorcaro também informou que Thiago poderia falar diretamente com ele.

A comunicação continuou em 1º de abril. Naquele dia, Nikolas avisou que Thiago estaria em Brasília. Em 2 de abril, Vorcaro respondeu: “deixa comigo”.

Outro áudio divulgado mostra Nikolas pedindo desculpas por ter feito críticas públicas a um evento promovido pelo Banco Master em Londres, em 2024. A reunião contou com a presença de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O deputado disse que desconhecia a ligação de Vorcaro com o banco e que, se soubesse, não teria publicado a crítica, pois teria conversado antes com ele. Ao terminar a gravação, afirmou: “depois vamos marcar da gente se encontrar também, tá bem? Um abraço, lindão”.

A aeronave utilizada em 2022

Em março de 2026, o jornal O Globo informou que Nikolas havia utilizado por 10 dias, em outubro de 2022, uma aeronave pertencente a Vorcaro. Naquele período, o deputado fazia campanha pela reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na ocasião, Nikolas declarou que não sabia quem era o proprietário do avião. Segundo ele, a identidade do dono só foi descoberta depois que a aeronave já havia sido utilizada.

Também foram divulgadas pelo ICL mensagens trocadas em abril de 2024 entre Vorcaro e o empresário Flávio Carneiro. Nelas, o banqueiro afirmou que havia custeado todos os voos usados por Nikolas Ferreira.

“Esse Nikolas eu banquei todos os voos dele”, escreveu Vorcaro. Em seguida, ameaçou divulgar a informação sobre o deputado e registrou: “Vouch (sic) mandar soltsr isso” [“Vou mandar soltar isso”]. As mensagens não esclarecem quantos voos foram pagos nem em que período ocorreram.

Declarações do deputado

Em vídeo publicado no Instagram, Nikolas negou manter qualquer relação com Daniel Vorcaro. O parlamentar afirmou que recebeu o contato do banqueiro em 2023, encaminhado pelo pastor André Valadão, da Igreja Lagoinha.

“O pastor André Valadão me mandou o contato com o nome ‘Dani Vorcaro’, e eu achei que o nome dele era ‘Dani’”, declarou.

O deputado também rejeitou a afirmação de que teria chamado Vorcaro de “lindão”. Segundo Nikolas, a gravação comprovaria que ele não usa essa palavra. Ele disse que a menção teria sido incluída para sugerir uma proximidade entre os dois.

Nikolas afirmou ainda que jamais recebeu dinheiro de Vorcaro e que nunca se encontrou com ele. “Eu nunca recebi um tostão do Vorcaro, eu nunca encontrei com ele.”

Sobre a possibilidade de novas mensagens serem divulgadas, o deputado declarou que não aparecerá material que o comprometa. Disse que não haverá registros de encontros para fumar charuto ou beber uísque, nem seu nome em uma lista de pagamentos de Vorcaro ou contrato firmado com o banqueiro ou com sua esposa.

Via Agência Brasil

Avatar photo

João Pedro Rafannelli

João Pedro Rafannelli acompanha os principais acontecimentos do Brasil, com foco em notícias, decisões, fatos relevantes e temas que impactam diretamente o dia a dia da população.