Começaram nesta terça-feira (2) as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), organizado pelo Governo Federal. Ao todo, são 3.652 vagas para diferentes órgãos da administração pública, sendo 2.480 imediatas e 1.172 para cadastro reserva.

As oportunidades estão divididas em nove blocos temáticos, que abrangem áreas como Saúde, Educação, Justiça, Administração, Regulação, Ciência e Tecnologia, entre outras. Cada candidato deve escolher apenas um bloco no momento da inscrição.

O prazo para se inscrever vai até 23h59 do dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da FGV. A taxa é de R$ 70,00.

O concurso traz políticas de inclusão: 25% das vagas são para candidatos negros, 5% para pessoas com deficiência, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Quem for cadastrado no CadÚnico, doadores de medula óssea, ex-bolsistas do Prouni e ex-beneficiários do Fies pode pedir isenção da taxa até o dia 8 de julho.

A seleção inclui provas objetivas e discursivas, além de outras etapas conforme o cargo, como avaliação de títulos, prova oral, defesa de memorial, investigação social e até programas de formação.

As provas estão previstas para ocorrer em 228 cidades em todo o país. Se alguma delas não tiver estrutura adequada, os candidatos podem ser redirecionados para municípios vizinhos. A escolha do local da prova deve ser feita no ato da inscrição e não pode ser alterada depois.

O concurso terá validade de 12 meses após a divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por mais um ano.

A lista completa com todos os cargos e especialidades está disponível no site da FGV, organizadora oficial do certame.

Compartilhar.