Uma situação de emergência envolvendo um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) mobilizou um morador da cidade de Campo Bonito. O pássaro foi encontrado caído e com a pata machucada, demonstrando visível estado de debilidade.
O homem, consciente da situação crítica, prontamente o recolheu a ave e a entregou ao IAT (Instituto Água e Terra) de Cascavel, para o atendimento necessário.
Após uma cuidadosa avaliação veterinária no IAT, constatou-se que o tucano estava desidratado e apresentava sinais de uma possível fratura no tibiotarso. Com base no diagnóstico preliminar, o pássaro foi encaminhado ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre. No CAFS, um exame radiográfico confirmou a fratura. Agora sob os cuidados do centro, o tucano-de-bico-verde receberá tratamento adequado até a total recuperação, quando poderá ser reintegrado ao habitat natural.
O tucano-de-bico-verde é um integrante fundamental da fauna brasileira, exercendo papel vital no equilíbrio ambiental. Além de se alimentar de insetos e pequenos vertebrados ajudando no controle biológico de diversas espécies, ele é um grande dispersor de sementes, contribuindo diretamente para a regeneração das florestas.
O IAT ressaltou que é imprescindível a atenção da população à presença de animais silvestres machucados ou em situação de risco. Em tais situações, a equipe de fauna do IAT deve ser acionada pelos números (41) 99554-2958 ou (45) 3222-4575. O órgão está de prontidão para resgatar animais silvestres de segunda a sexta, das 8h às 16h.
O Instituto reforçou que a tentativa de resgate de animais silvestres por pessoas não capacitadas pode trazer riscos tanto para o animal quanto para o ser humano. Dessa forma, a cooperação da comunidade é essencial para garantir a segurança e a sobrevivência desses animais, contribuindo para a preservação da rica biodiversidade brasileira.
Assessoria