Neste sábado (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará um pronunciamento em cadeia nacional de e televisão, marcando as celebrações do 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A gravação, com duração de 5 minutos e 25 segundos, está programada para ser exibida às 20h30.

Mais cedo, às 18h, o presidente participará de uma sessão especial do filme “Malês” no Cine Alvorada. A estreia nacional do longa-metragem, dirigido por Antônio Pitanga, está prevista para 2 de outubro.

O filme retrata a história da Revolta dos Malês, uma das mais significativas insurreições organizadas por africanos escravizados e seus descendentes no Brasil, ocorrida em 1835. A pré-estreia da produção acontecerá também em Brasília, no domingo (7), no Cine Nave, seguida de um debate com a atriz Samira Carvalho.

“Malês” já foi exibido em diversos festivais de cinema, tanto no Brasil quanto no exterior. O diretor Antônio Pitanga expressou o desejo de que o filme circule amplamente, alcançando escolas, universidades e quilombos, para além dos circuitos comerciais de cinema.

A Revolta dos Malês foi liderada por muçulmanos negros que conheciam o alfabeto árabe, possuíam domínio da escrita e tinham um nível de instrução elevado. Os malês buscaram o apoio de outros grupos escravizados para a rebelião, que foi planejada para o dia 25 de janeiro, data que marca o fim do Ramadã.

Os confrontos duraram mais de três horas, resultando na morte de mais de 70 africanos e na punição de centenas de outros com penas de morte, prisão, açoites ou deportações. A obra de João José dos Reis, “Rebelião Escrava no Brasil”, serviu como principal referência para a produção do filme.

O filme busca dar voz aos personagens, revelando seus sonhos, tristezas e amores, e buscando romper com o estereótipo do escravo como vítima passiva. O elenco conta com a participação de Rocco Pitanga e Camila Pitanga, filhos do diretor Antônio Pitanga.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.