Para garantir a segurança do público, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, um evento tradicional que ocorrerá neste domingo, contará com um esforço coordenado entre os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e o Ministério da Defesa.

O Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal estará posicionado na Esplanada dos Ministérios. Unidades especializadas da corporação, incluindo a Cavalaria, o BPCães e o Bope, juntamente com a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Civil, estarão de prontidão. A área será monitorada por câmeras e drones.

O GSI, responsável pela segurança presidencial, mobilizará recursos das Forças Armadas. O gabinete informou que atua preventivamente, monitorando e analisando continuamente possíveis riscos às autoridades.

A Esplanada dos Ministérios será fechada ao tráfego de veículos a partir das 17h deste sábado (6). As interdições afetarão a via S1, a partir da Catedral, com desvio para a via L2 Sul, e a via N1, entre o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e o acesso à via L2 Norte. A partir das 23h, a interdição na S1 se estenderá a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e alcançará um trecho da via L4.

O transporte público será gratuito no Distrito Federal no domingo, e o metrô funcionará das 5h30 às 19h. O acesso ao desfile será aberto às 6h, com pontos de instalados na via S1, lateral da Catedral, e nas escadarias dos ministérios.

Itens como armas, objetos cortantes, sprays, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, latas, isopores, fogos de artifício, mochilas grandes, mastros, barracas e drones não autorizados são proibidos. Animais, exceto cães-guia, também não são permitidos.

Lanches, biscoitos, frutas e outras comidas, bem como água, suco e outras bebidas (exceto em garrafas de vidro) são permitidos. Máscaras hospitalares, bonés, chapéus e protetores solares (exceto sprays ou aerossóis) também são permitidos.

O acesso às arquibancadas será controlado e encerrado quando a capacidade máxima for atingida. Haverá pontos de hidratação e banheiros químicos no local. As arquibancadas terão espaço adaptado para pessoas com deficiência, que poderão acessar o desfile pelo Bloco J.

O tema central do desfile será “Brasil Soberano”, abordado por meio de três eixos temáticos: “Brasil dos brasileiros”, “Brasil do futuro” e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Além disso, haverá as tradicionais apresentações das tropas das Forças Armadas, desfiles motorizados e da cavalaria, a pirâmide humana, a Esquadrilha da Fumaça e honras militares. Projeções especiais em edifícios públicos de Brasília celebram o Dia da Independência.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.