Este projeto faz parte do estudo desenvolvido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como objetivo debater com alunos dos 5° anos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria Mayer-Ed. Infantil e Ens. Fundamental, no município de Catanduvas- PR, as profissões em nosso município. O trabalho busca orientar e proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre o estudo e o mundo do trabalho, discutiu-se as dificuldades encontradas na escolha de algumas profissões e como a escola pode contribuir para ajudar o aluno que nesse momento se vê cercado muitas vezes de grandes incertezas quanto ao seu futuro profissional, este projeto é uma grande ferramenta de ajuda para estes alunos, a escola certamente preocupa-se com essa temática buscando a interação com os alunos prestes adentrar ao mundo do trabalho, para lhes fornecer subsídios para uma escolha profissional mais realista e efetiva.

O objetivo principal deste projeto é oferecer orientações e esclarecimentos aos jovens estudantes sobre o campo de estudo e do trabalho para que lhes possibilitem a melhor escolha de sua futura profissão. Também objetivávamos, de modo mais específico contribuir para que os estudantes façam uma escolha mais segura e consciente, pesquisar e estudar os diversos campos de trabalhos e especificamente, as profissões vigentes e mais atuantes no município, proporcionar encontros com graduandos e profissionais de áreas diversas para saber sobre suas experiências, e como teria sido o momento de suas escolhas como também, desenvolver discussões sobre o mercado de trabalho, através de oficinas de profissões de áreas diversas culminando com o curso de orientação para o trabalho.

O projeto foi dividido em quatro lugares onde a turma do 5°ano A, realizou uma visita ao Sicredi e Prefeitura Municipal de Catanduvas, onde puderam conhecer melhor as profissões que ali são exercidas.

No Sicredi, os alunos puderam conhecer o funcionamento da Cooperativa, e os funcionários colaboraram com a dinâmica do projeto falando sobre a sua profissão, qual faculdade cursaram e a quanto tempo trabalham na agência. Na Prefeitura os alunos iniciaram a visita com o Prefeito professor Moisés, que contou para os alunos um pouco de sua história, sua profissão de professor e também a que exerce hoje de Prefeito, explicando para os alunos como que conseguiu chegar até ali. Após a conversa com o prefeito, a chefe de gabinete, Silvana da Silva Trombeta, iniciou um tur pela prefeitura passando por todos os departamentos onde cada funcionário falou sobre o trabalho que ali exerce. Os alunos ficaram encantados com cada profissão e puderam vivenciar cada uma delas.

Os alunos do 5° ano B, realizaram uma visita no Cmei esperança do amanhã e no Centro de Saúde do município. No Cmei os alunos puderam vivenciar a rotina de um professor, eles elaboraram um plano de aula com uma brincadeira e executaram essa aula com os alunos da Educação infantil, e foram por alguns minutos professores, onde relataram terem gostado muito e se identificado com a profissão. Na sequência os alunos foram recebidos no Centro de Saúde, onde realizaram um tur pela unidade conhecendo cada profissional que trabalha ali, os profissionais foram muito receptivos e contaram para os alunos a sua formação e falaram sobre o trabalho e como realizam o mesmo.

O projeto teve uma resposta positiva, pois os alunos puderam conhecer várias profissões e melhor ainda, puderam ver um pouco da realidade de cada uma delas. Os alunos relataram estarem muito felizes em poder tirar suas dúvidas, alguns alunos relataram que já encontraram suas profissões e que se identificaram com os locais, dizendo que estavam se sentindo em casa.

Ao retorno da escola os alunos do 5° ano B, entrevistaram a motorista do ônibus escolar, Silviane Alves da Silva, a qual acompanhou os alunos no período da tarde, ela contou aos alunos um pouco sobre a sua profissão.

Agradecimentos pela colaboração com o projeto:

Prefeito Professor Moisés.
Neverson Fell – Sicredi.
Katiana Panho – Cmei Esperança do Amanhã.
Ademar Burckhardt – Secretário de Saúde.

O projeto foi elaborado pela professora Taisa Moura.
Executado pelas professoras Taisa Moura e Irene de Lima.

Compartilhar.