O Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 encerrou com um resultado amargo para a Acadêmicos de Niterói. A escola, que apostou todas as suas fichas em uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acabou rebaixada para a Série Ouro.
A apuração das notas nesta quarta-feira (18), confirmou o que muitos especialistas em quesitos técnicos já temiam. A agremiação somou apenas 264.6 pontos, ficando na última colocação do Grupo Especial.
Para se ter uma ideia do abismo na pontuação, a campeã Viradouro atingiu os 270 pontos. A distância para a Mocidade, penúltima colocada, foi de quase três pontos, uma margem considerada alta no julgamento atual.
O enredo e as referências políticas
O samba-enredo intitulado “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” não foi apenas uma biografia. O desfile trouxe elementos explícitos do universo do Partido dos Trabalhadores (PT).
A letra da música reproduziu o clássico grito de guerra “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. Além disso, o número 13, marca registrada da legenda nas urnas, foi citado em duas passagens estratégicas do samba.
A narrativa focou na história de Eurídice Ferreira de Mello, a Dona Lindu. O enredo descreveu a viagem de 13 dias da família em um pau-de-arara, saindo de Pernambuco rumo ao litoral paulista.
Mas o desfile não viveu apenas de homenagens. A escola decidiu levar para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí uma crítica direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Essa escolha artística gerou debates intensos nas redes sociais. Enquanto alguns viram como liberdade de expressão, outros apontaram que o foco excessivo no embate político prejudicou a harmonia e a plástica da escola.
No campo das celebridades, o ator Paulo Vieira teve a missão de interpretar o presidente Lula na avenida. O próprio mandatário assistiu ao desfile de um camarote e chegou a pisar na pista.
A grande ausência, no entanto, foi a primeira-dama Janja da Silva. Ela era esperada no último carro alegórico, mas não compareceu ao desfile oficial da agremiação.
A cantora Fafá de Belém foi escalada às pressas para ocupar o lugar que seria de Janja. Após o resultado do rebaixamento, a primeira-dama se manifestou nas redes sociais com a frase: “A arte não é para os covardes”.
A Acadêmicos de Niterói parece ter priorizado a mensagem ideológica em detrimento do acabamento visual e da fluidez do desfile. O resultado foi uma punição severa nas notas de quase todos os módulos.
