Estão abertas as inscrições para a quarta edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), uma competição educacional voltada para o setor elétrico. Alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, juntamente com seus professores, podem se inscrever até o dia 30 de setembro.
O principal objetivo da ONEE é promover a conscientização sobre o consumo responsável de energia, a sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos relacionados ao uso dos recursos naturais. A competição combina desafios com a utilização de elementos de jogos, visando aumentar o engajamento, a motivação e a participação dos estudantes.
A edição deste ano é promovida pela Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a colaboração de 48 distribuidoras de energia elétrica em todo o país. Os organizadores esperam alcançar a participação de 500 mil estudantes do ensino fundamental em todo o território nacional.
Os interessados em participar da edição de 2025 devem realizar a inscrição online, por meio do da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. A participação é totalmente gratuita.
A competição será dividida em duas fases. Na primeira etapa, os alunos participarão de desafios gamificados focados em eficiência energética. Na segunda fase, será aplicada uma prova objetiva, disponível no ou aplicativo da ONEE.
Os professores receberão apoio por meio de formação a distância (EaD) com duração de 40 horas e mentorias coletivas.
Haverá premiações tanto para os alunos vencedores quanto para os docentes. Os professores, além de um curso de formação exclusivo, concorrerão em modalidades regionais, estaduais e nacionais, com prêmios que incluem vales-presente e viagens a Brasília. A premiação para os alunos inclui 10 mil medalhas para os melhores estudantes e prêmios especiais, como viagens para Brasília e notebooks para os melhores colocados de cada estado e do Distrito Federal. Os cinco melhores alunos do Brasil também receberão vales-presente.
Para mais informações sobre a competição, o oficial está disponível. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br