Sicredi
promove modalidade que fortalece o hábito de poupar e gera benefícios
coletivos; no cooperativismo de crédito, recursos captados se transformam em
crédito que fomenta as atividades no campo e na cidade

 A poupança é o investimento mais utilizado pelos
brasileiros. De acordo com levantamento mais recente da Associação Brasileira
das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), 23% dos
entrevistados utilizam a modalidade mais tradicional do país. Ainda de acordo
com a pesquisa
Raio-X
do Investidor
, publicada pela entidade, a poupança é a opção preferida
entre entrevistados de todas as classes sociais sendo que 34% das pessoas das
classes A e B têm aplicações na modalidade, 8% em Fundos de Investimentos e 5%
têm ações em bolsa de valores. Na classe C, 23% dos entrevistados utilizam a
poupança e somente 2% guardam recursos no Fundo de Investimentos. A
praticidade, o baixo risco e a liquidez da poupança podem ajudar a explicar por
que a modalidade de investimento continua tão popular.

 

A especialista em finanças e gerente de Desenvolvimento
de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, destaca que,
para muitas famílias, a poupança ajuda a fortalecer importantes conceitos de
educação financeira com o hábito de poupar recursos de forma simples, seja para
a realização de um sonho ou para segurança em momentos de imprevisto. “Cada vez
mais pessoas têm se interessado por investimentos e a poupança, pelas suas
características é sempre atrativa, sobretudo para aquelas pessoas que pretendem
iniciar a reserva financeira. Com a modalidade, os poupadores vão se descobrindo
investidores e diversificando mais a carteira com o passar do tempo. A boa e
velha poupança é positiva para quem está começando e para quem pretende
desenvolver esse hábito”, afirma.

 

Sicredi fortalece educação financeira e incentiva
hábito de poupar com campanha

Ciente da importância da agenda BC#, lançada pelo Banco
Central do Brasil, que busca promover a educação financeira e a
sustentabilidade econômica no país, o Sicredi fortalece o hábito de poupar,
inclusive para diversificação de investimentos. Há mais de cinco anos, a
primeira instituição financeira cooperativa do país realiza a promoção Poupança
Premiada Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A campanha
de incentivo faz 200 sorteios semanais de R$ 5 mil, além de um prêmio especial
de R$ 500 mil, em outubro, celebrando o Dia Mundial da Poupança – e o grande
sorteio final de R$ 1 milhão, em dezembro.

Ao todo, são 2,5 milhões em prêmios que estimulam ainda
mais os associados a realizarem planejamento financeiro poupando recursos.

 

Impacto positivo: poupança fomenta crédito

A poupança é também um investimento social e sustentável:
ao poupar recursos no Sicredi, o associado, além de aumentar as suas economias,
ajuda a fomentar o ciclo virtuoso gerado pelo cooperativismo de crédito. “Os
valores captados pelas cooperativas do Sicredi se transformam em linhas de
crédito comercial e rural, injetando recursos que ajudam a movimentar a
economia local. No campo, esse recurso promove a concessão de crédito rural com
taxas mais justas e acessíveis, especialmente para as linhas voltadas à
agricultura familiar. Isso significa que a poupança possui benefícios
individuais de educação financeira, reforço do planejamento das finanças, e
coletivos, porque gera renda e desenvolvimento social e econômico”,
explica Adriana.

 

Como participar da Poupança Premiada Sicredi

A cada R$ 100 aplicados na poupança do Sicredi é gerado
automaticamente um número da sorte para o associado concorrer aos sorteios, que
são realizados pela Loteria Federal.  Não é necessário se cadastrar. Se as
aplicações forem na modalidade programada (quando o poupador autoriza o débito
mensal na conta), as chances de ganhar dobram. Para verificar os números da
sorte de cada associado, nomes dos ganhadores, regulamento completo e outras informações,
basta acessar o
site da campanha
.

 

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida
com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde
atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6
milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de
2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros
e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços
financeiros. (
www.sicredi.com.br)

 

 

Créditos: Assessoria de Comunicação
e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

Compartilhar.