Uma mulher sobreviveu a uma tentativa brutal de feminicídio em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, graças a um detalhe improvável: a bomba de chimarrão que segurava nas mãos. O objeto metálico, usado para tomar a tradicional bebida gaúcha, acabou desviando uma bala que teria acertado o peito dela.

Segundo a Polícia Civil, o ataque aconteceu na quarta-feira (25). A vítima estava sentada em frente à sua casa, tomando chimarrão, quando o ex-companheiro, inconformado com o fim do relacionamento de cerca de um ano, chegou armado com uma pistola calibre 22 e disparou várias vezes, entre seis e oito tiros.

O primeiro disparo acertou a bomba do chimarrão. O impacto quebrou o metal, mas impediu que a bala atingisse diretamente o peito da mulher. Ainda assim, ela foi atingida nas costas por outro tiro. Mesmo ferida, conseguiu aproveitar o momento em que o agressor recarregava a arma para correr até a casa de uma vizinha e pedir socorro.

Ela foi levada ao hospital e segue internada, mas está fora de risco, segundo as autoridades.

O suspeito fugiu logo após o ataque. Horas depois, foi encontrado morto. Segundo a polícia, ele tirou a própria vida.

O delegado Marcelo Batista, responsável pelo caso, destacou que o crime é investigado como tentativa de feminicídio, um dos tipos mais extremos de violência contra a mulher. O episódio, além de chocante, escancara mais uma vez o perigo que muitas mulheres enfrentam após o fim de relacionamentos abusivos.

O caso também ganhou repercussão nas redes sociais pela forma inusitada como a vítima sobreviveu. A bomba de chimarrão, símbolo da cultura do Sul, virou escudo involuntário em uma tragédia anunciada.

Compartilhar.