O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, mantiveram um diálogo telefônico nesta quinta-feira (11), com duração de aproximadamente meia hora. Durante a conversa, ambos os líderes reafirmaram o compromisso mútuo com a defesa da democracia, do multilateralismo e da cooperação em questões ambientais, além de discutir o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

Lula destacou a relevância da COP30, que será realizada em Belém, como um palco para a definição de compromissos climáticos ambiciosos e condizentes com a crise global. Merz assegurou que a Alemanha estará representada em alto nível na conferência.

Os dois líderes celebraram o avanço do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que segue agora para análise do Conselho Europeu. A expectativa é que o acordo seja firmado ainda este ano, criando um mercado abrangente com mais de 700 milhões de pessoas, representando 26% do Produto Interno Bruto (PIB) global. As negociações para o acordo foram finalizadas em dezembro passado, após cerca de 25 anos de discussões. A aprovação do acordo pela União Europeia exigirá votação no Parlamento Europeu e maioria qualificada entre os governos da UE.

Lula e Merz concordaram em realizar uma terceira reunião de alto nível entre os dois países no próximo ano, dando continuidade aos encontros que ocorrem desde 2023. O presidente brasileiro confirmou a participação do Brasil como país homenageado na Feira Industrial de Hannover de 2026, com a montagem de cinco pavilhões e a presença de 160 empresas brasileiras no evento.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.