Projetos socioambientais idealizados por alunos e professores em escolas por todo o Brasil estão gerando impacto significativo nas comunidades ao redor, estendendo os benefícios do aprendizado para além das salas de aula.
A 3ª edição do Prêmio Escolas Sustentáveis, realizada em São Paulo, reconheceu diversas dessas iniciativas inovadoras.
Um dos projetos vencedores, o IncluARTE – SustentART, da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, em Manaus, Amazonas, nasceu da necessidade de inclusão de crianças com deficiência. A professora Maria Raquel Santos, idealizadora do projeto, destacou a importância de “desemparedar” a escola, integrando-a à sociedade para promover a consciência ambiental. O projeto utilizou a arte como ferramenta para a inclusão, tendo a sustentabilidade como fio condutor. A iniciativa envolveu a criação de terrários como representação dos mundos individuais das crianças e suas famílias, inspirada em um projeto do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). A partir daí, o projeto se expandiu para a construção de um jardim sensorial na creche, em parceria com as famílias.
Após um incêndio que devastou a mata ciliar próxima à creche, o projeto se estendeu à recuperação do território, com o envolvimento da comunidade local e parcerias com órgãos públicos. Tampinhas de garrafa PET coletadas no igarapé poluído foram transformadas em obras de arte, em uma exposição sustentável na praça próxima. A iniciativa mobilizou mais de 5 mil pessoas e já foi replicada em outras seis creches de Manaus.
Outro destaque do prêmio foi o projeto AquaTerraAlert, da Escola Estadual Brasil, em Limeira, São Paulo, que criou uma solução para mitigar os impactos de enchentes e deslizamentos de terra. Alunos do 6º ano, sob a orientação de seus professores, desenvolveram um protótipo de sistema de monitoramento e alerta, utilizando sensores e LEDs para indicar o nível da água e enviar alertas por mensagens de celular. A iniciativa surgiu da preocupação com as áreas de risco de deslizamento e enchente em Limeira.
Os estudantes analisaram dados, notícias e vídeos sobre desastres naturais, para criar o sistema de alerta. O projeto foi apresentado à comunidade escolar, conscientizando sobre os riscos e as medidas de prevenção. A Defesa Civil local demonstrou interesse em ampliar o monitoramento para outras áreas da cidade.
Os dez projetos finalistas do Prêmio Escolas Sustentáveis seguem para a etapa internacional da competição, que será realizada no Rio de Janeiro. O objetivo do prêmio é criar um banco de exemplos inspiradores para alunos e professores, incentivando a educação para a sustentabilidade.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br