Um diploma de ensino superior no Brasil pode mais que dobrar os salários em comparação com aqueles que possuem apenas o ensino médio. Apesar do significativo aumento salarial, um preocupante índice de abandono nos primeiros anos de graduação levanta questionamentos sobre a eficácia do sistema.
Dados recentes mostram que profissionais com nível superior no país ganham, em média, 148% a mais do que aqueles com ensino médio completo. Este cenário coloca o Brasil entre os países com maior disparidade salarial impulsionada pela educação, atrás apenas da Colômbia (150%) e África do Sul (251%).
Entretanto, o acesso à educação superior ainda é restrito. Em 2024, apenas 20,5% dos brasileiros com 25 anos ou mais possuíam diploma de graduação. A situação se agrava com as altas taxas de evasão: 25% dos estudantes abandonam o curso após o primeiro ano, número consideravelmente superior à média de 13% observada em outros países. Menos da metade dos ingressantes (49%) conclui os estudos no período esperado, ou até três anos depois.
Outro ponto de atenção é o número de jovens entre 18 e 24 anos que não estão empregados, estudando ou em treinamento (NEET). No Brasil, essa taxa chega a 24%, superando a média de 14% observada em outros países. A disparidade de gênero também é notável, com 29% das mulheres e 19% dos homens classificados como NEET em 2024.
Apesar de o investimento governamental em ensino superior no Brasil ser inferior em valores absolutos quando comparado com outros países (cerca de R$ 20 mil por aluno), ele se mostra semelhante à média de outros países quando comparado ao Produto Interno Bruto (PIB).
Especialistas apontam para a necessidade de fortalecer a orientação profissional no ensino médio, adaptar os programas de ensino superior às necessidades dos alunos e oferecer medidas de apoio para evitar o abandono. A qualidade do ensino também é crucial, já que pesquisas mostram que mesmo entre os graduados, muitos apresentam dificuldades em compreender textos complexos. A expansão do acesso ao ensino superior deve vir acompanhada de um aumento na qualidade e relevância da educação oferecida.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br