Um estudante de História da Universidade de Brasília (UnB), conhecido por seu canal de extrema-direita no Youtube, foi expulso da instituição. A decisão é resultado de um processo disciplinar que avaliou a conduta do aluno, identificado como Wilker Leão, em relação às gravações não autorizadas de aulas.

O processo apurou que Leão frequentemente gravava professores e alunos em sala de aula sem o consentimento deles. Posteriormente, o conteúdo era editado e publicado em suas redes sociais, acompanhado de comentários em tom de deboche e ridicularização.

A expulsão foi comunicada pela reitoria da UnB por meio de uma nota oficial divulgada nesta sexta-feira. O comunicado informa que, após o trâmite do processo disciplinar discente, o estudante foi excluído da instituição e está impedido de realizar novas matrículas. A nota ressalta que a decisão segue as recomendações do relatório final do processo e o parecer da Procuradoria Federal junto à UnB, e que ainda cabe recurso.

Leão, que possui mais de 940 mil inscritos em seu canal, já havia sido suspenso das aulas durante o andamento do processo administrativo. Em abril, ele e outros militantes de direita chegaram a convocar um ato na UnB, considerado como um incentivo à violência contra estudantes da instituição.

Em um vídeo publicado em seu canal, com trechos de uma audiência sobre o processo disciplinar, Leão afirmou que escolheu o curso de História “justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias” e que combater isso seria seu principal objetivo dentro da universidade.

A reportagem busca contato com Wilker Leão para obter seu posicionamento sobre a expulsão da UnB.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.