Uma notícia triste e preocupante chega do norte do Paraná: um menino de apenas 3 anos de idade faleceu após ser picado por um escorpião na cidade de Cambará. A criança foi levada às pressas para o pronto-socorro local, apresentando sintomas de febre alta, o que já indicava a gravidade do caso.
Devido à seriedade da situação, o menino foi encaminhado para um hospital em Jacarezinho, município vizinho. De lá, a urgência fez com que ele fosse transportado de helicóptero para o hospital de referência em Londrina, que é especializado em casos de picadas e envenenamentos. Apesar de ter apresentado uma leve melhora após receber atendimento especializado e intensivo, o quadro da criança evoluiu negativamente, e ela, infelizmente, não resistiu.
Falta de antídoto no município e a preocupação com a saúde pública
O secretário de Saúde de Cambará, Ronaldo Guardiano, explicou a situação do município em relação ao tratamento para picadas de escorpião. Segundo ele, a cidade não dispõe de estoque de antídoto, o soro antiescorpiônico, em suas unidades de saúde. A responsabilidade pela distribuição e armazenamento desse soro é da 19ª Regional de Saúde, que tem sede em Jacarezinho.
A prefeitura de Cambará deve divulgar uma nota oficial sobre o caso, que incluirá também orientações importantes para a população sobre como agir em situações semelhantes e medidas preventivas. A espécie de escorpião que atacou a criança não foi divulgada pelas autoridades.
Essa tragédia levanta um alerta importante sobre a presença de escorpiões em áreas urbanas e rurais, especialmente em regiões onde o acesso rápido ao antídoto pode ser um desafio. A prevenção, o reconhecimento dos sintomas e a agilidade no atendimento são cruciais em casos de picadas. Em situações assim, cada minuto conta para salvar uma vida.