As redes sociais se consolidaram como a principal ferramenta de pesquisa para turistas brasileiros que planejam viagens dentro do país. Quase metade (49%) dos viajantes utilizam plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok para obter informações e inspirações sobre seus próximos destinos.

Essa tendência supera a tradicional consulta a amigos e familiares, o famoso “boca a boca”. Outras fontes, como sites e blogs especializados em turismo, agências de viagens, programas de televisão, livros e guias, figuram como as menos procuradas pelos viajantes.

A psicóloga Luísa Galiza, especialista em ecoturismo e turismo de aventura, destaca o impacto das redes sociais. Com um canal que atinge mais de três milhões de pessoas mensalmente e mais de 400 mil seguidores nas redes, ela enfatiza o poder da comunicação online. “Quem acompanha canais específicos de viagem com o intuito de pegar dicas mesmo, de fato, utiliza aquilo para o bucket list de viagens do ano”, afirma.

O perfil típico de quem busca informações sobre viagens nas redes sociais é composto por jovens entre 16 e 24 anos, do sexo feminino e com ensino superior. A credibilidade construída por influenciadores digitais, como a própria Luísa Galiza, os transforma em referências para muitos viajantes.

“Não é só sobre uma foto bonita do lugar. É sobre o que aquele lugar oferece, que tipo de experiência a pessoa vai viver naquele lugar. E eu acho que com o Instagram, com essas redes, a gente consegue ter um acesso muito maior a essa informação”, explica Luísa. Ela compartilha relatos de pessoas que se inspiraram em suas experiências para superar desafios físicos e mentais, como começar a nadar, praticar trilhas ou viajar sozinhas.

Entre os destinos mais desejados pelos turistas brasileiros, destacam-se Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, e os Lençóis Maranhenses.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

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