Uma operação de combate à violência doméstica e ao feminicídio, deflagrada em todo o território nacional, resultou na prisão de mais de 12 mil pessoas. O balanço, divulgado nesta terça-feira (9), abrange o período de 1º de agosto a 4 de setembro.
A ação, denominada Operação Shamar, contabilizou o atendimento a 81.368 vítimas de violência doméstica e familiar. Além disso, foram acompanhadas 53.188 medidas protetivas de urgência.
No decorrer da operação, as autoridades apreenderam mais de 2 kg de drogas, 632 armas de fogo, 11.902 munições e 648 armas brancas. Os investigadores acreditam que esses itens poderiam ser utilizados em crimes de violência doméstica.
Paralelamente à repressão, a Operação Shamar também promoveu ações de prevenção e conscientização, buscando fortalecer a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e distribuição de material informativo em espaços públicos, escolas e comunidades, alcançando diretamente 13,6 milhões de pessoas em todo o Brasil. Essas atividades visaram ampliar o debate sobre igualdade de gênero, fortalecer o apoio e incentivar a denúncia de casos de violência.
Um total de 65.628 agentes de segurança pública foram mobilizados, realizando 181.267 procedimentos operacionais durante a operação. A ação integrada envolveu polícias civis, militares, técnico-científicas, penais, bombeiros e guardas municipais, atuando em conjunto com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a sociedade civil.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br