Na noite desta segunda-feira (25/10), foi realizada na Câmara Municipal de Catanduvas, uma Moção de Aplausos e Reconhecimento, ao Sargento de Polícia Militar, Pedro Eugênio Zeni, pelos relevantes serviços prestados ao nosso município.

Durante o evento, os vereadores não pouparam elogios pelos serviços prestados pelo Sargento Zeni em Catanduvas.

Justifica-se a presente moção pelos relevantes serviços prestados ao município, exemplo de dedicação, dignidade e correção, profissional exemplar, característica imprescindível àqueles que trabalham em contato direto com o público, merecedor incontestável de toda nossa gratidão, relatou o vereador Ricardo Barreto durante a justificativa da homenagem.

Após receber a justa homenagem, o Sargento Pedro Eugênio Zeni fez o uso da palavra onde agradeceu os vereadores e toda comunidade catanduvense pelo reconhecimento.

Conheça um pouco da história do 1º Sgt QPM 1-0 Pedro Eugênio Zeni:

Pedro Eugênio Zeni, natural de Capitão Leônidas Marques-PR. Filho de Jose Walter Schimitt Zeni e de Rosa Dalosto Zeni. Casado com Marta Regina dos Santos Zeni, tem dois filhos Bruna Cristina Zeni e Pedro Henrique Zeni. Hoje reside na cidade de Ibema-Pr.

Ingressou na Policia Militar do Estado do Paraná no ano de 1991, fazendo a escola de formação no Sexto Batalhão de Policia Militar na cidade de Cascavel. Após a formação foi destacado para exercer a função na cidade de Capitão Leônidas Marques, onde trabalhou até o ano de 2002.

No ano de 2002 foi aprovado em concurso para Cabo, tendo feito o curso na APMG (Academia Policial Militar do Guatupê) na cidade de São Jose dos Pinhais no período de setembro a dezembro do mesmo ano.

No ano de 2003 ingressou no grupo RONE (Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais), pertencente à quarta Companhia do 6º BPM, onde trabalhou até setembro de 2004 e foi aprovado em concurso para Sargento, novamente realizando o curso de formação na Academia Policial do Guatupê.

Após a formação, no ano de 2005 foi transferido para a Segunda Companhia do 6º BPM assumindo o Destacamento Policial Militar de Ibema, ainda no mesmo ano fez o curso de Capacitação de Sargentos da Policia Militar do Paraná Sobre a Gestão da Unidade da Policia Civil fazendo a gestão administrativa da Delegacia de Polícia Civil de Ibema, até a função ser extinta.

Em 2008 foi transferido para sede da Companhia onde assumiu a função de Sargenteante.

No ano de 2009 assumiu novamente o Comando do Destacamento Policial Militar de Ibema onde permaneceu até outubro de 2016, então sendo transferido para a Segunda Esfaep (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), onde cursou o CAS (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos), tendo seu encerramento em Fevereiro do ano de 2017. Ao término do curso, foi novamente classificado na Segunda Companhia do 6º BPM, assumindo o Destacamento Policial Militar de Catanduvas, permanecendo até o dia 27 de agosto de 2021, sendo então transferido para a Reserva Remunerada aos completar 35 anos de serviço.

Pedro Eugênio Zeni possui as medalhas:

  • Medalha de Honra ao Mérito Escolar CAS PMBM
  • Menção Honrosa.
  • Medalha Policial Militar de Ouro.

Antes de assumir definitivamente o Destacamento de Catanduvas já havia respondido pelo comando do destacamento em ocasiões pontuais de afastamentos dos comandantes locais.

Na carreira sempre pautou as ações de forma moderada, procurando usar o bom senso e o diálogo em todas as ações tomadas.

Procurou sempre manter as boas relações entre Policia Militar e as outras instituições, mantendo sempre um clima harmonioso.

Sempre ouvindo os anseios da comunidade, para poder organizar o policiamento diário, e fazer da melhor forma possível seu trabalho, dentro das limitações da instituição e meios disponíveis.

Compartilhar.