O arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, de 91 anos, morreu próximo às 6h deste sábado (1° de abril).

Dom Lúcio faleceu enquanto estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospital particular. Ele estava hospitalizado desde a última terça-feira, 28 de março, quando apresentou um quadro pulmonar respiratório delicado, o que acarretou na morte.

O velório será realizado na Catedral Nossa Senhora Aparecida, porém ainda não há previsão de início. O sepultamento acontecerá no Cemitério Central da cidade, onde também estão enterrados Dom Mauro Aparecido dos Santos e Dom Armando Círio.

TRAJETÓRIA

Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, nasceu em 02 de setembro de 1931, e foi ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos. A celebração foi realizada em Bento Gonçalves (RS).

Em 06 de julho de 1983, o Papa João Paulo II, nomeou o então, padre Lúcio Ignácio, como bispo diocesano de Toledo.

Sua ordenação episcopal foi realizada em 12 de outubro de 1983, em Farroupilha (RS), aos 51 anos de idade. O lema episcopal que o acompanhou durante toda a trajetória foi: “Ut Vitam Habeant”, que traduzido significa, “Para que tenham vida”.

Em 20 de novembro de 1983, Dom Lúcio assumiu a Diocese de Toledo, onde permaneceu atuante até dezembro de 1995.

Sua nomeação ao cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel ocorreu no dia 27 de dezembro de 1995, sendo o segundo ocupante do cargo, em substituição ao arcebispo Dom Armando Círio – que se tornou arcebispo emérito devido a idade.

A renúncia compulsória por idade de Dom Lúcio deu-se em 31 de dezembro de 2007, e em janeiro de 2008, Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese

Arquidiocese de Cascavel

Compartilhar.