Quem conseguiu aproveitar o Corpus Christi com uma folga estendida em junho já pode se considerar sortudo. Agora, olhando para o resto de 2025, o cenário não é tão animador assim. Restam apenas seis feriados nacionais no calendário, e só dois deles caem em dias que permitem aquela tradicional emenda com o fim de semana.

Pra quem já tá de olho no próximo descanso prolongado, anota aí: os únicos feriados que caem numa quinta-feira e podem render um “feriadão” (dependendo da boa vontade da empresa onde você trabalha) são o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro).

Os outros quatro feriados nacionais que ainda vêm por aí vão cair em finais de semana, o que praticamente descarta qualquer chance de folga extra para a maioria das pessoas. São eles:

  • 7 de setembro (Independência do Brasil) – cai no domingo;
  • 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – também no domingo;
  • 2 de novembro (Finados) – adivinha? Mais um domingo;
  • 15 de novembro (Proclamação da República) – esse pelo menos é um sábado, mas ainda assim não ajuda muito quem queria uma pausa prolongada.

Claro que sempre existe a esperança dos feriados locais. Algumas cidades, por exemplo, celebram o Dia de São João, como é o caso de Salvador (BA), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB). Nessas capitais, o 24 de junho vira feriado municipal, o que dá uma folga a mais para os moradores.

Vale lembrar também que além dos feriados oficiais, existem os pontos facultativos, que são aqueles dias em que a decisão de liberar ou não os funcionários fica nas mãos dos órgãos públicos ou das empresas privadas. Ou seja: não dá pra contar como folga garantida.

O g1 até preparou um calendário completinho com todos os feriados e pontos facultativos do ano, incluindo os que são válidos apenas em algumas regiões, como São Carlos e Araraquara.

Seja como for, com um calendário tão enxuto assim, a dica pra quem quer descansar é aproveitar cada oportunidade que aparecer. E, se possível, já começar a planejar as próximas escapadas antes que as datas acabem.

Compartilhar.