Três estudantes de Catanduvas se destacaram e garantiram vaga na terceira fase da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), uma competição científica de grande relevância no Brasil. Com um total de quatro etapas, o evento busca identificar os talentos mais promissores na área, oferecendo aos melhores classificados a oportunidade de representar o país na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, que acontecerá em Pequim, na China.
A conquista coloca os jovens catanduvenses em evidência no cenário nacional. Ao todo, 3.332 alunos de diferentes estados avançaram para a terceira fase da ONIA, sendo que 1.378 deles (41,3%) são do Paraná. Os participantes incluem estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual.
Os classificados de Catanduvas são Pedro Augusto Ribeiro Gonçales, do Colégio Cívico Militar Dr. João Ferreira Neves, e Isabelly Henrique da Rocha e Vitória Aparecida Morais Penafiel, ambas do Colégio Estadual do Campo Reassentamento São Marcos.
A ONIA incentiva o aprendizado e a inovação no campo da inteligência artificial, desafiando estudantes de todo o país a desenvolverem suas habilidades nessa área em constante crescimento.
Como funciona a competição
Na primeira fase, os participantes enfrentaram uma prova com 20 questões de múltipla escolha, exigindo habilidades básicas de interpretação de texto. O exame permitiu consulta sobre o tema, facilitando o aprendizado. Já na segunda etapa, o desafio se tornou mais complexo, abordando as implicações sociais, políticas e de segurança da inteligência artificial, além de mais um conjunto de 20 questões.
Agora, na terceira fase, que ocorre entre os dias 10 e 17 de março, os estudantes terão que desenvolver um trabalho aplicando conceitos e ferramentas da Inteligência Artificial, apresentando-o em um modelo preditivo.
Sobre a ONIA
A Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial é organizada pela EduSpace, pelo Hub de Inovação em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pelotas (H2IA/UFPel) e pelo Instituto de Inteligência Artificial em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (IIA/LNCC).
A competição contempla estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e também conta com uma categoria especial para interessados fora dessa faixa etária.
Premiação
Todos os participantes da ONIA receberão certificados digitais. Os melhores classificados terão direito a certificados de honra ao mérito, ouro, prata e bronze. Já os estudantes que chegarem à quarta e última fase serão premiados com medalhas, e aqueles que conquistarem o ouro poderão ser convidados para participar do treinamento para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial.