A PRF (Polícia Rodoviária Federal) do Paraná concluiu laudo sobre o grave acidente registrado no quilômetro 136 da BR 277 em Balsa Nova
Nesta quarta-feira (20) foi divulgado o LPAT (Laudo Pericial de Acidente de Trânsito), que também foi enviado a Polícia Civil.
Conforme o documento, ao todo foram 128 veículos envolvidos. Foram contabilizados neste número combinações de veículos de carga, que compreendem mais de um veículo.
“128 são todos os veículos envolvidos (por exemplo, um caminhão com uma carreta, são dois veículos, pois cada um tem um registro). Tornando essas combinações de veículos em um único veículo, temos o número total de 82 veículos envolvidos diretamente no engavetamento”, informou a polícia.
Além disso foram 94 pessoas envolvidas, sendo cinco vítimas mortas (três homens e duas mulheres) em três veículos de passeio e 12 pessoas com leves ou graves.
“Como fator agravante das lesões, destaca-se a diferença de massa entre os veículos colidentes. Todas as vítimas mortas no acidente estavam dentro de veículos de passeio que ficaram ‘prensados’ entre dois veículos de carga.”
O laudo ainda apontou que o nevoeiro e a reação tardia dos condutores foram as causas do acidente.
“Conforme constatado em perícia de local de acidente, considerando os vestígios (destroços dos veículos e extensão do engavetamento), conclui-se que o fator determinante do acidente foi o intenso nevoeiro no local (visibilidade extremamente reduzida), alinhado à reação tardia ou ineficiente dos condutores.”
Ainda conforme o documento, a velocidade que regulamenta a via é de 80km/h. No local há placas de sinalização da velocidade e também que no trecho há possibilidade de neblina dois quilômetros antes do acidente.
“As placas sinalizavam ainda a necessidade de redução da velocidade em caso de neblina e a orientação de não estacionar em acostamento nesses casos”, afirmou o documento.
Informações Catve.com