A Secretaria de Saúde comunicou dois casos confirmados de dengue no município e alerta a população sobre a importância de aumentar e intensificar os cuidados com o reaparecimento da doença, visto que a época do ano que associa chuvas e a alta temperatura propiciam o aparecimento do mosquito que causa a doença.
A equipe de endemias ressalta que os cuidados iniciam na limpeza frequente do quintal das casas, terrenos baldios e qualquer depósito natural ou não que possa acumular água. Nesse momento, as ações de combate serão intensificadas pelos agentes, entretanto é de suma importância a colaboração da população em geral.
“A dengue mata e é um problema de todos, mas se todas as pessoas realmente colaborarem, inspecionando seus quintais, e locais que possam acumular água e que possam se tornarem criadouros do mosquito, o problema com a doença pode ser minimizado e as pessoas não sofrerão com a enfermidade”, relatou o Secretário de Saúde, Ademar Luiz Burckhardt.
Destacou ainda que a prevenção da dengue é um trabalho constante e não exclui ninguém da obrigação, pois a doença pode acometer qualquer pessoa, indiferente se ela cuida da sua casa ou não, pois apenas pelo fato de frequentar ambientes que não são cuidados já corre o risco de contrair as doenças relacionadas ao mosquito (dengue, zika vírus e chikungunya), portanto, o trabalho de vigilância é constante e deve ser preocupação de absolutamente todas as pessoas da cidade.
Como prevenção, além dos cuidados com os criadouros de mosquitos, orienta-se o uso constante de repelente para afastar os mosquitos.