Documento obtido pelo portal G1 revela que um preso tentou fugir da Penitenciária Federal de Catanduvas, em 2018, da mesma maneira que dois presos fugiram na Quarta-Feira de Cinzas da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Veja fotos mais abaixo.

Apesar da tentativa de fuga há seis anos, até o momento, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública não informou o que fez para evitar que a mesma forma de fuga fosse executada e, dessa vez, bem-sucedida em outro presídio federal.

O documento é uma decisão, de 2020, que acata o pedido de instauração de um Procedimento Disciplinar de Interno (PDI) contra Carlito Claudiano Leonardo por causa da tentativa de fuga.

Procurado, o Ministério da Justiça disse que confirma a existência do processo, mas não informou se tomou providências à época.

Em 7 de julho de 2018, Carlito arrancou a luminária da cela, amarrou tecidos em uma janela e jogou o resto do tecido para o outro lado do vão. Ele passou por esse vão, chegou ao shaft por onde passam as tubulações que levam água aos banheiros e desceu pelo tecido.

Carlito não conseguiu deixar o shaft porque a porta de acesso estava trancada com cadeado pelo lado de fora.

“Os agentes passaram, então, a chamar pelo interno, que, no entanto, não respondia. Considerando a situação, os servidores solicitaram a presença de outro colega no local e se deslocaram para a área externa. Lá, os agentes bateram na porta do shaft da cela 10 IN e chamaram o preso pelo nome. Finalmente, Carlito respondeu ao chamado”, indica o documento.

Na luminária, os agentes encontraram uma mensagem, deixada pelo preso, em que se lia “mim bora da sua cadeia”.

Após encontrar e reconduzir Carlito de volta ao confinamento, os agentes filmaram o diálogo com o preso e registraram em fotos as condições da cela.

Informações e imagens: Portal G1 (globo.com)

Fotos da tentativa de fuga no PR


Compartilhar.