O mercado de trabalho brasileiro apresenta sinais de forte recuperação. A taxa de desemprego no país alcançou 5,6% no trimestre encerrado em julho, representando o menor índice desde o início da série histórica em 2012. Este dado, divulgado nesta terça-feira, representa um recuo em relação aos 5,8% registrados no trimestre móvel anterior.

O número de pessoas desocupadas no país, no final de julho, contabilizou 6,118 milhões, o menor contingente desde o último trimestre de 2013, quando a marca foi de 6,1 milhões. Em contrapartida, a população ocupada atingiu um novo recorde, totalizando 102,4 milhões de pessoas.

Um dos destaques do trimestre foi o aumento no número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que alcançou a marca de 39,1 milhões, também um recorde na série histórica.

A pesquisa, que investiga o comportamento do mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais, considera todas as formas de ocupação, incluindo empregos com e sem carteira assinada, trabalhos temporários e por conta própria. Apenas aqueles que procuram ativamente por uma vaga são considerados desocupados. A amostra da pesquisa abrange 211 mil domicílios distribuídos por todos os estados e no Distrito Federal.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.