Uma operação de transferência mobilizou forças de segurança na região durante a tarde desta quarta-feira, 11 de fevereiro. Um homem sob custódia do sistema prisional foi levado para a Penitenciária Federal em Catanduvas após chegar em um voo comercial no aeroporto de Cascavel. A movimentação contou com um forte esquema de vigilância para garantir a ordem durante o trajeto.
De acordo com informações, a ação foi coordenada pelo Departamento Penitenciário Federal (Depen) e recebeu o apoio fundamental da Polícia Federal. Os agentes federais acompanharam todo o processo de desembarque e realizaram a escolta terrestre do passageiro até a unidade de segurança máxima localizada em Catanduvas.
Detalhes da operação e logística de segurança
A logística utilizada para o transporte chamou a atenção por envolver um voo de linha regular. Segundo informações, o uso de aeronaves comerciais para esse tipo de procedimento geralmente ocorre quando o custodiado não apresenta um perfil de altíssima periculosidade que exija o uso de aviões exclusivos das forças de segurança. Mesmo assim, todos os protocolos de vigilância foram seguidos rigorosamente pelas equipes em solo.
No aeroporto de Cascavel, as viaturas da Polícia Federal foram posicionadas estrategicamente para realizar a retirada do homem da área de desembarque sem causar transtornos aos demais passageiros. O trajeto entre as duas cidades foi realizado de forma rápida e segura, integrando as forças federais na gestão do sistema penal.
Procedimentos do sistema penitenciário federal
Até o momento, não foram divulgados dados sobre a identidade do indivíduo ou os crimes pelos quais ele responde. Segundo informações, o sigilo faz parte da estratégia de segurança para evitar qualquer tipo de interferência externa durante as movimentações entre unidades prisionais. Também não foi informada a cidade de origem de onde o custodiado partiu.
As transferências para o Presídio Federal em Catanduvas ocorrem conforme critérios internos de gestão e segurança do governo federal. Essas medidas visam organizar a população carcerária e manter o isolamento necessário de detentos que precisam cumprir pena em unidades de regime diferenciado. A operação foi finalizada com sucesso assim que o homem foi entregue aos agentes da unidade prisional.
Catanduvas em Foco com informações do Portal Catve
