Foi realizado na manhã da última sexta-feira, 05 de julho, em Catanduvas, o Ato Solene em comemoração aos 100 Anos da Revolução de 1924, a qual Catanduvas foi palco de batalha por durante 5 meses, entre legalistas e revoltosos, irmãos de farda ou civis que lutaram por ideais diferentes em prol de uma mesma Nação.
Além da solenidade em comemoração ao centésimo aniversário da Revolução de 1924, também foi realizado Ato em Homenagem e reconhecimento ao valor dos soldados da Força Pública do Estado de São Paulo (atual PMSP) que combateram pelo Brasil na Campanha do Paraná durante a Revolução. Em seguida as autoridades civis e militares se deslocaram até o cemitério do Roncador, para prestar homenagem aos militares que lutaram e morreram no confronto. Após a benção proferida pelo Pároco da cidade, o corneteiro da PMPR procedeu a execução do Toque de Silêncio.
Além das solenidades e homenagens que marcaram as comemorações ao centenário da revolução, também foi realizado exposição de viaturas de diversas instituições ligadas a segurança pública do Paraná e armamentos, coletes, escudos e equipamento antibombas, usados por batalhões especiais.
No período da tarde, os policiais militares do Estado de São Paulo, juntamente com a equipe do Memorial da Revolução de 1924, se deslocaram até a localidade do Passo Liso, onde existem trincheiras construídas por soldados legalistas, e com o uso de detector de metais puderam acompanhar de perto o resgate de materiais bélicos encontrados de baixo da terra.

Cabe destacar que a revolução de 1924 teve como objetivo fazer reformas na república, pleiteando o voto secreto, mudanças no ensino público, moralização da política, entre outros direitos e garantias para os cidadãos.
Catanduvas, essencialmente agropecuária e rica em belezas naturais, revela uma grande faceta: a sua importância histórica.
Por ser um dos poucos municípios brasileiros a ter um telégrafo, Catanduvas foi escolhida como uma espécie de quartel-general por cerca de 400 revoltosos da revolução de 1924. Em virtude disso, o vilarejo serviu de palco para batalhas do conflito, para instauração de uma nova República.
As marcas dessa época, seguem vivas e são lembradas de forma permanente em lugares que se tornaram pontos turísticos em Catanduvas.

Compartilhar.