O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS do município de Catanduvas/PR em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no dia 29 de julho, às 13h00, no Centro Cultural Municipal Roseli do Rocio Mosselin de Oliveira, a XIV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O evento contou com a participação do Vice Prefeito Tio Carlos, Conselheiros Municipais de Assistência Social, representantes governamentais, entidades, trabalhadores do setor e usuários da Assistência Social.
A Presidente do CMAS Marilei Guindade relatou a importância da Conferência que oportuniza a participação de diversos setores da sociedade com objetivo de discutir Política de Assistência Social e propor novas diretrizes.
A palestra foi ministrada pela Psicóloga Lucimaira Cabreira, que falou sobre o tema abordando, os eixos temáticos. 1 – A Proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. 2 – Financiamento e Orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes Federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. 3 – Controle Social: O lugar da Sociedade Civil no Suas e a importância da participação dos usuários. 4 – Gestão e Acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. 5 – Atuação do Suas em situações de calamidade pública e emergências. Posterior ouve levantamento e aprovação de propostas de ações municipais, estaduais e federais, as quais serão encaminhadas a Conferência Estadual que será realizada entre os dias 20 a 22 de outubro de 2021.
Houve eleição das entidades não governamental para a nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social, sendo duas entidades, Associação Pestalozzi de Catanduvas e a APMIF – Associação de Proteção a Maternidade, Infância e ao Idoso de Catanduvas. Da classe usuária, será um usuário do CRAS e um trabalhador do setor vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Também houve eleição de um representante de entidade que participará, na qualidade de delegado, da XIV Conferência Estadual de Assistência Social, representando o Município de Catanduvas, ficando eleita a Marilei Guindane da entidade APMIF.

Compartilhar.