Na terça-feira dia 10 de junho foi publicado em Diário Oficial a Lei n.º 370/2025, por meio do Projeto de Lei n.º 06/2025 que foi aprovado no dia 19 de maio, de autoria do Vereador Airton Ferreira, que determina a denominação da “Linha Zini”, que tem o marco inicial junto ao trevo de acesso à Penitenciária Federal, onde familiares de Cristiano Zini residem até os dias atuais, os quais também estiveram presentes na sessão.
A denominação “Linha Zini” se dá em homenagem a Cristiano Zini, considerado por muitos como um dos pioneiros do município e também do cultivo da uva na cidade nos anos 60.
QUEM FOI CRISTIANO ZINI
Segundo filho de Antonio Zini e Regina Guizani Zini, dentre 6 irmãos, nasceu no Rio Grande do Sul, em Águas de Rondinha, distrito do Município de Sarandi, no dia 29 de julho de 1932, onde viveu até seus 18 anos.
Então, mudou-se para o município de Pato Branco, no estado do Paraná, onde se casou com Santina Zini, e teve duas filhas, uma delas falecida aos 5 anos. Em 1961, em busca de mais terras para cultivar, mudou-se para Catanduvas, onde teve mais uma filha.
Residiu na linha a ser nomeada desde sua chegada no município, onde trabalhava na agricultura e foi um dos pioneiros no cultivo de uvas na cidade.
Cristiano ficou viúvo no dia 29 de dezembro de 2012, e faleceu no dia 08 de maio de 2014.
Assessoria da Câmara Municipal de Catanduvas