O governo federal está apostando em um novo fôlego para o mercado de carros populares no Brasil. Com a proposta do Programa Carro Sustentável, que deve ser anunciada nas próximas semanas, a expectativa é zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos 1.0 flex até o final de 2026. A medida, que visa impulsionar a sustentabilidade com foco em veículos que utilizam etanol, gera a pergunta: será que os preços de carros como Fiat Mobi, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix vão realmente despencar?

O Programa Carro Sustentável em Detalhes

A iniciativa, parte do pacote Mover, resgata a ideia de incentivos fiscais para veículos de baixa cilindrada, algo visto nos anos 90. Agora, a proposta vai além, combinando a redução do IPI com um foco em veículos menos poluentes e mais eficientes. Segundo o Ministério da Economia, a isenção do IPI será aplicada a modelos 1.0 aspirados flex nacionais.

Importante ressaltar que nem todos os carros se qualificam. Modelos com motor turbo, importados, elétricos ou com mais de 90 cavalos de potência estão fora do programa. “O foco é o etanol, que o Brasil considera menos poluente, e a redução de custos para o consumidor final”, explica André Luiz, analista da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A medida, se confirmada, valerá até o fim de 2026, quando um novo regime tributário, possivelmente com um Imposto Seletivo, poderá entrar em vigor.

Os Carros que Podem Ficar Mais Baratos em 2025

O programa foca nos carros 1.0 aspirados, já os mais buscados por quem prioriza economia. A seguir, listamos 8 modelos populares e suas estimativas de preços sem o IPI de 7%, que podem gerar descontos de até R$ 7 mil em alguns casos:

  1. Renault Kwid Zen 1.0
    • Preço original: R$ 79.790
    • Preço sem IPI estimado: R$ 74.013
    • Destaques: Direção elétrica, ar-condicionado, 4 airbags, luzes diurnas de LED e start-stop. Considerado um dos “reis” na disputa pelo carro mais barato.
    • Observação: A versão elétrica do Kwid não se enquadra na isenção.
  2. Fiat Mobi Like 1.0
    • Preço original: R$ 80.990
    • Preço sem IPI estimado: R$ 75.321
    • Destaques: Compacto e prático, retornou em 2025 com o motor 1.0 Firefly adaptado ao Proconve L8, que exige menos emissões.
  3. Citroën C3 Live 1.0
    • Preço original: R$ 81.400 (R$ 73.990 praticado)
    • Preço sem IPI estimado: R$ 75.702
    • Destaques: Aposta da Stellantis para quem busca espaço e custo-benefício, compartilha o motor Firefly com Mobi e Argo.
  4. Fiat Argo 1.0
    • Preço original: R$ 91.990
    • Preço sem IPI estimado: R$ 85.551
    • Destaques: Hatch sólido e confiável, conhecido pela manutenção acessível. Recebeu atualizações em 2026 como faróis de LED nas versões top.
  5. Peugeot 208 Active 1.0
    • Preço original: R$ 91.990 (R$ 81.490 praticado)
    • Preço sem IPI estimado: R$ 85.551
    • Destaques: Reestilizado em 2024 com visual moderno, combina estilo com economia.
  6. Chevrolet Onix MT 1.0
    • Preço original: R$ 94.900
    • Preço sem IPI estimado: R$ 88.257
    • Destaques: Um dos líderes de vendas, robusto, com 6 airbags, multimídia de 8” e motor 1.0 CSS Prime atualizado para o Proconve L8.
  7. Hyundai HB20 Comfort 1.0
    • Preço original: R$ 95.790
    • Preço sem IPI estimado: R$ 89.085
    • Destaques: Competitivo no mercado, agora com a versão Comfort como entrada, oferece 6 airbags e controle de cruzeiro.
  8. Volkswagen Polo Track 1.0
    • Preço original: R$ 95.790
    • Preço sem IPI estimado: R$ 89.085
    • Destaques: Sucessor do Gol como hatch de entrada da VW, foca na funcionalidade com ar-condicionado, direção elétrica e 4 airbags.

A Economia Chegará de Fato ao Consumidor?

Apesar da boa notícia da isenção do IPI, o real impacto nos preços finais para o consumidor pode variar. Especialistas alertam que as montadoras podem optar por absorver o desconto para aumentar suas margens de lucro, em vez de repassar integralmente a redução ao comprador, como já ocorre com algumas promoções. “A indústria pode absorver o desconto para aumentar margens, não o bolso do comprador”, alerta Maria Fernanda, economista automotiva. O programa deve, contudo, aquecer o mercado até 2026.

O anúncio oficial do governo está previsto para as próximas semanas. Enquanto aguardamos, o “Carro Sustentável” promete dar um novo impulso à frota brasileira, focando em veículos mais verdes.

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