Depois de uma abertura de Mundial de Clubes morna e sem gols entre Inter Miami e Al Ahly, o Bayern de Munique tratou de colocar ordem na casa. E quando os alemães resolvem jogar sério, o resultado costuma ser impiedoso. Na estreia pelo Grupo C, o time de Vincent Kompany atropelou o frágil Auckland City com um sonoro 10 a 0, jogando em Cincinnati, e já deixou claro que veio para o torneio com apetite.
A diferença de nível técnico entre os dois times ficou evidente antes mesmo do primeiro gole de água. Menos de dois minutos de bola rolando e o Bayern já havia criado a primeira chance de perigo, mostrando que o sofrimento do Auckland seria longo. Kingsley Coman até precisou de duas tentativas, mas foi dele o primeiro gol do Mundial, já aproveitando o buraco na defesa adversária.
O Auckland até tentou montar uma retranca para segurar o ímpeto alemão, mas o plano tático ruiu rápido. Aos 18 minutos, Coman apareceu de novo, mas desta vez para servir Sacha Boey, que fez o segundo. Daí em diante, virou passeio. Um minuto depois, Olise apareceu no segundo pau, livre, para ampliar. O domínio alemão era tão grande que o time neozelandês mal conseguia ultrapassar a intermediária de defesa.
A marcação alta do Bayern sufocava, e os gols simplesmente continuavam saindo. Aos 21, Olise cruzou para Coman, que marcou o quarto. E o roteiro seguiu implacável: aos 24, mais uma assistência de Olise e, dessa vez, Thomas Müller deixou o dele. Como se já não fosse suficiente, Olise ainda apareceu mais uma vez antes do intervalo para fazer o sexto. Seis vira, como diriam os mais antigos.
No segundo tempo, o Bayern até reduziu um pouco o ritmo, mas sem nunca deixar de controlar a partida. Harry Kane, que passou o primeiro tempo todo em busca de um golzinho para chamar de seu, foi sacado por Kompany aos 15 minutos da etapa final, sem sucesso na missão de deixar sua marca. No lugar dele, entrou Jamal Musiala, e a jovem joia bávara não demorou nem um minuto para mostrar serviço.
Musiala finalizou com perigo logo na primeira jogada em campo e, aos 21 minutos, aproveitou passe de Müller para fazer o sétimo. Cinco minutos depois, foi o próprio Musiala que sofreu e converteu um pênalti, aumentando ainda mais o estrago.
Quem pensou que o Bayern ia tirar o pé, se enganou. Serge Gnabry entrou para manter a intensidade e, aos 39 minutos, Musiala aproveitou um cochilo da defesa, antecipou um passe do goleiro e completou seu hat-trick com um toque preciso.
O décimo gol veio já nos acréscimos, com Thomas Müller aproveitando uma bola disputada por Gnabry na pequena área para empurrar para dentro e fechar o placar. 10 a 0. Sem piedade, sem cerimônia.
Agora, o Bayern de Munique segue na competição com moral lá em cima e encara o Boca Juniors na próxima rodada do Grupo C, na sexta-feira, às 22h. Já o Auckland City vai tentar juntar os cacos antes de enfrentar o Benfica, no mesmo dia, às 13h. Depois dessa estreia, o clima para os neozelandeses promete ser de missão quase impossível.