Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e foi instituído pela ONU em 2011.
Além da negligência e da falta de cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio e calor, os idosos sofrem com o abandono, a ausência ou omissão de familiares ou responsáveis, além da violência física, sexual, psicológica e até mesmo financeira.
Dentre estes tipos de violência, a psicológica ou emocional é a mais sutil, incluindo comportamentos prejudiciais à autoestima ou bem-estar do idoso. Soma-se a este exemplo a violência financeira ou material, quando existe a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Em alusão a data, o CRAS, realizou duas atividades, a primeira aconteceu na sexta-feira dia 14, onde promoveu um encontro intergeracional, com os grupos Melhor Idade e as crianças que frequentam o SCFV, neste encontro as idosas foram convidadas a ensinar as crianças as brincadeiras que brincavam quando eram crianças.
A atividade teve o intuito de valorizar a pessoa idosa, compartilhando suas experiências.
finalizando as atividades, na data de ontem (18 de junho), a equipe do CRAS, se deslocou até o distrito de Ibiracema, e realizou uma roda de conversas sobre violência patrimonial.
Durante a fala as técnicas alertaram sobre os golpes aplicados, como se prevenir, e quais medidas devem ser tomadas caso alguém venha a cair em golpes.