Os Policiais Penais Federais de todas as cinco unidades do Sistema Penitenciário Federal iniciaram se mobilização em frente as Penitenciárias Federais de todos as regiões do Brasil nesta sexta-feira (14).
Segundo os representantes da carreira, será iniciada a operação padrão com a entrega de chefias informais e a negativa de missões fora do horário legal de trabalho, além de outros procedimentos.
A classe reivindica o envio imediato da Medida Provisória, que regulamenta a carreira, para a assinatura do presidente. E salientam que mesmo com a inserção da classe dos Polícias Penais Federais na Constituição do Brasil, em seu artigo 144, e com a garantia do ex-Ministro André Mendonça de que a regulamentação iria ser objetivo prioritário, a atual gestora do Depen ainda não conseguiu a aprovação dessa regulamentação, e também não se esforça para que isso aconteça.
As Penitenciárias Federais ficarão em operação padrão, com efetivo mínimo, garantindo a segurança das unidades, porém, com o trabalho reduzido, até a gestão atual cumprir com o que foi prometido aos Policiais Penais Federais.