A Secretaria Municipal de Educação, após finalizar o Programa de Apoio Bem-estar Docente, agradece em especial, o Prefeito Professor Moisés, pelo apoio, os profissionais envolvidos, ao idealizador do projeto, professor Doutor Adelar Sampaio e sua equipe e os docentes da rede de ensino.

Nos encontros de formação, os professores foram oportunizados a analisar o contexto da pandemia de Covid-19, os efeitos do distanciamento social e suas repercussões sobre a sua saúde. Além disso, as atividades visam qualificar o docente para prevenir situações de mal-estar a partir das situações adversas do contexto laboral docente.

A intervenção foi organizada a partir de estudos de diagnóstico institucional, previamente levantados em reuniões com as equipes diretivas das escolas e Centros de Educação Infantil e contou com avaliação de diversas variáveis de saúde docente.

As atividades foram ministradas por profissionais da área da Educação, com reflexões e fundamentação sobre os efeitos da pandemia na saúde docente, profissional da Psicologia, com o tema voltado à saúde mental e emocional, profissional da Fisioterapia, com atividades práticas de consciência corporal e ergonômica para prevenção de distúrbios musculo esqueléticos, profissional da Educação Física e Yoga, com atividades de relaxamento e consciência corporal e respiratória.

Conforme destaca o idealizador do programa, professor Doutor Adelar Sampaio: “No momento excepcional da pandemia de Covid-19, os professores e profissionais da Educação, foram confrontados com mudanças significativas no seu contexto de trabalho que geraram um acréscimo de desafios. A atividade docente é uma profissão de cuidado e, mesmo nas melhores condições, é muito exigente e particularmente vulnerável ao risco de estresse e burnout. Por isso, a necessidade de apoiar os professores para que possam desempenhar suas funções com satisfação, bem-estar e prevenir situações de adoecimento”.

Compartilhar.