O município de Catanduvas(PR) iniciou aos trabalhos de atualização  do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. A primeira reunião com o Comitê de Coordenação e oficina de mobilização social realizadas no mês de outubro deu início aos trabalhos que compreende as áreas urbanas e rurais, incorporando aos programas e ações a participação de associações de catadores, como preconiza a Lei Federal n.º 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos e Decreto n.º 7.404/2010.

 A elaboração do plano se dará através de contrato assinado com a Empresa Sulgeo e apoio Técnico da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico de Itaipu – PTI. O Município de Catanduvas (PR), já possui o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, contudo nesta abordagem será revisado, atualizado e complementado o eixo Resíduos Sólidos. Os técnicos responsáveis pela atualização do Plano destacam que a estratégia de integração dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos objetiva, através de uma gestão eficiente, viabilizar serviços de qualidade, a custos reduzidos e maiores condições de sustentabilidade. “O Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) será o instrumento de viabilização para universalização da prestação desse serviço no município, atendendo as exigências estabelecidas na Política Nacional de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos, através do PLANSAB e PLANARES respectivamente”.

CONTAMOS TAMBÉM COM O APOIO DA POPULAÇÃO CATANDUVENSE, PARA A ATUALIZAÇÃO DO PLANO, SERÁ DISPONIBILIZADO CAIXAS DE SUGESTÃO E OPINIÃO NA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE E NA PREFEITURA MUNICIPAL, ONDE QUEREMOS OUVIR A OPINIÃO E SUGESTÕES DA POPULAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS DO MANEJO RESÍDUOS SÓLIDOS.

Compartilhar.