O xadrez é a primeira modalidade encerrada na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), em Catanduvas. O último campeão foi definido na manhã deste domingo (08) e precisou de um jogo desempate, já que as duas equipes ficaram iguais em todos os critérios.
O coordenador da modalidade, Pedro de Mendonça Caetano, explica que o desempate é feito através de um critério chamado Armageddon. “É feito um sorteio para a escolha da cor de peça que cada equipe utilizará. Quem pegar as peças pretas tem a vantagem do empate, mas com um minuto a menos no tempo de partida para fazer as jogadas”, diz.
No jogo desempate, na classe 15 a 17 anos feminino, o Colégio FAG/Cascavel levou a melhor sobre o C.E. Paulo VI/Boa Vista da Aparecida. As duas escolas, junto com o Colégio Passo Certo/Cascavel, dominaram o quadro de medalhas e se garantiram para a fase macrorregional, que acontecerá na cidade de Medianeira.
As vagas, por escola, ficaram da seguinte maneira:
Colégio Passo Certo Growing/Cascavel – 7 vagas
C.E. Paulo VI/Boa Vista da Aparecida – 6 vagas
Colégio FAG/Cascavel – 4 vagas
Colégio Sagrada Família/Corbélia – 2 vagas
C.E. Marilis Pirotelli/Cascavel – 2 vagas
C.E. Duque de Caxias/Corbélia – 2 vagas
C.E. Amâncio Moro/Corbélia – 1 vaga
Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes e Superintendência Geral do Esporte com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das prefeituras municipais.
COM/JEPS
Osiris Junior Nadal