Com a chegada do frio, é comum notar que as mãos ficam mais ressecadas, sensíveis e até com rachaduras. Isso acontece porque a queda nas temperaturas, combinada ao vento gelado, à baixa umidade e ao uso frequente de água quente, compromete a barreira de proteção natural da pele. O resultado? Mãos secas, opacas e desconfortáveis.
Mas a boa notícia é que tem como evitar tudo isso com um cuidado simples e eficaz: usar hidratantes de mãos diariamente. Eles não só repõem a água perdida, mas também criam uma camada protetora contra as agressões externas.
Se você ainda não tem o seu queridinho de inverno, confira esses 3 hidratantes de mãos que são verdadeiros salva-vidas nessa temporada gelada.
Por que as mãos sofrem tanto no inverno?
A pele das mãos é naturalmente mais fina e possui menos glândulas sebáceas, o que a torna mais vulnerável ao ressecamento. No inverno, fatores como banhos quentes, clima seco e até o álcool em gel (ainda muito usado no dia a dia) intensificam essa perda de hidratação. Por isso, o uso de bons hidratantes de mãos se torna indispensável.
1. Polpa hidratante para mãos Ekos Castanha, Natura
Esse é um clássico da marca brasileira e com razão. Com óleo bruto de castanha na fórmula, essa polpa tem textura encorpada e altamente nutritiva. Ela penetra nas camadas mais profundas da pele, devolvendo a maciez perdida e deixando um toque suave e levemente aveludado.
Outro diferencial é que ela também ajuda a fortalecer as unhas, melhorando a aparência geral das mãos. A fragrância é delicada e aconchegante, perfeita para quem busca sensação de conforto.
2. Creme hidratante para mãos FPS 60 FPUVA 22, Ollie
- Niacinamida: evita o envelhecimento precoce, reduz manchas escuras, previne o aparecimento de novas manchas, deixa a pele mais firminha, suaviza linhas finas e melhora a hidratação da pele.
- Manteiga de karité: hidrata a pele pra valer e por tempo prolongado, além de prevenir o ressecamento.
- Extrato das folhas de cassia alata: previne os sinais do fotoenvelhecimento, melhora da textura da pele e age como anti-inflamatório.
Se você quer hidratar e proteger ao mesmo tempo, esse é o produto ideal. O creme da Ollie tem um dos maiores fatores de proteção solar da categoria: FPS 60 e FPUVA 22. Isso significa que além de combater o ressecamento, ele previne manchas solares e sinais de envelhecimento.
Com niacinamida e manteiga de karité, sua fórmula reduz manchas existentes, melhora a textura e estimula a regeneração da pele. A textura é leve, absorve rápido e não deixa as mãos pegajosas. Ideal para usar várias vezes ao dia.
3. Creme de Mãos Anti-Pigment com Thiamidol, Eucerin
- Para peles com marcas de envelhecimento e hiperpigmentação na região das mãos.
- Marca do produto: Eucerin
- Cor do produto: Branco
- Tamanho do produto: 75 ml (Pacote de 1)
Se a sua preocupação são manchas escuras nas mãos, esse creme da Eucerin é perfeito. Ele traz o ativo patenteado Thiamidol, que atua diretamente na hiperpigmentação, ajudando a clarear as manchas existentes e a prevenir o surgimento de novas.
Além disso, sua fórmula contém dexpantenol, que hidrata profundamente e melhora a barreira natural da pele. Com uso contínuo, ele proporciona mãos visivelmente mais uniformes e radiantes. A textura é leve, de rápida absorção e ideal para todos os tipos de pele.
Como escolher o melhor hidratante para as mãos?
Antes de comprar, avalie suas necessidades: sua pele está apenas seca ou também apresenta manchas e sinais de idade? Você prefere uma textura mais leve ou mais intensa? Precisa de proteção solar? Levar esses pontos em conta ajuda a encontrar o produto ideal para sua rotina.
Uma estratégia simples e muito eficaz é ter mais de um hidratante de mãos para diferentes momentos do dia. Um com protetor solar para usar antes de sair, outro mais potente para antes de dormir. Assim, você garante cuidado 24 horas.