Obra de 7,5 km foi confirmada em reunião entre o deputado Gugu Bueno, prefeito Ademar e o secretário de Agricultura, Márcio Nunes

O município de Catanduvas, na região Oeste do Paraná, foi contemplado com um novo investimento do Governo do Estado para pavimentação de trechos estratégicos da zona rural. Ao todo, serão 7,5 quilômetros de asfalto que ligam a sede do município ao distrito de Ibiracema — rota fundamental para o transporte escolar, o acesso a serviços públicos e o escoamento da produção agropecuária.

O investimento, com valor estimado em mais de R$ 6 milhões liberados pelo governador Ratinho Junior foi confirmado nesta terça-feira (17) durante reunião em Curitiba com o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes, o prefeito Ademar Luiz Burckhardt e o deputado estadual Gugu Bueno (PSD), 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.

O 1º secretário da ALEP, deputado estadual Gugu Bueno, explicou que a presença do Governo do Estado nas comunidades rurais, por meio de obras estruturantes como a pavimentação de estradas, representa um avanço concreto para quem vive e trabalha no interior. Ele destacou que ações como essas fortalecem diretamente a base produtiva do Estado. “A gente sabe a riqueza que o nosso interior produz. Levar asfalto para uma estrada rural significa garantir melhores condições de escoamento da safra, mais dignidade para os produtores e qualidade de vida para quem depende diariamente dessas vias. É um momento marcante, de alegria para todos nós que defendemos o desenvolvimento regional”, afirmou Bueno.

Segundo o deputado, o repasse dos recursos estaduais representa apenas a primeira etapa. A partir de agora, cabe aos municípios dar agilidade aos trâmites técnicos para viabilizar a execução das obras. “O recurso já está disponível. Agora é hora de os prefeitos correrem com os projetos, para que, logo após a aprovação, possamos assinar os convênios e iniciar as obras. Sem dúvida, são intervenções que vão transformar o interior e contribuir com o desenvolvimento sustentável de cada região do Paraná”, completou o 1º secretário da ALEP.

Segundo o prefeito Ademar Burckhardt, a obra atende a uma antiga demanda da comunidade. “Essa destinação vai contemplar vários trechos entre a cidade e o distrito de Ibiracema. É uma região produtiva, com grande número de moradores, escola, posto de saúde, e que há muito tempo precisava de melhorias na infraestrutura. Essa pavimentação vai beneficiar o transporte de grãos, de gado, e garantir mais conforto e segurança para quem vive e trabalha no campo”, afirmou.

O prefeito também destacou a atuação do deputado Gugu Bueno na articulação do recurso. “Temos contado com o apoio fundamental do deputado Gugu Bueno junto ao Governo do Estado. Ele tem nos ajudado a avançar com projetos importantes para o desenvolvimento de Catanduvas, e isso é reflexo da boa parceria entre o município, a Assembleia Legislativa e o governador Ratinho Junior.”

Ainda segundo Burckhardt, os benefícios da obra vão além da logística de transporte. “Essa estrada é essencial para toda a região que leva até Ibiracema. São 32 quilômetros de uma área extremamente produtiva, e esse investimento vai impulsionar tanto a agricultura quanto a pecuária. Além disso, facilita o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação.”

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, destacou o impacto estrutural que o programa tem trazido ao meio rural paranaense. “O Governo do Paraná está executando o maior programa de conservação de água, solo e recuperação da efetividade do solo do Brasil. Dentro dessa estratégia, estamos iniciando também a pavimentação rural em diversos trechos. A ação melhora a trafegabilidade, reduz o custo de produção e garante que insumos, como o adubo, cheguem às propriedades com mais eficiência”, explicou.

Márcio Nunes também reforçou a importância da obra para o cotidiano das famílias que vivem no campo. “Além disso, assegura que tudo o que é produzido no campo, frango, porco, peixe, leite, carne, possa sair com qualidade. E o mais importante: garante melhores condições para o transporte escolar e para o deslocamento das famílias, inclusive em situações de emergência. A pavimentação rural faz parte dos caminhos da integração e da rota do progresso que estamos construindo no Paraná”, completou o secretário.

A previsão é de que o investimento contemple os três primeiros trechos do percurso entre Catanduvas e o distrito de Ibiracema. A via é considerada importante não apenas pela produção agropecuária, mas por conectar comunidades rurais a serviços públicos e rotas de distribuição.

Compartilhar.