O Colégio do Campo Reassentamento São Marcos, de Catanduvas, com os alunos Eduarda Guedes, Karina Schneider, Adriano Júnior Gomes, Luisa Vieira, Miguel Zschllemer, conquistaram o 2° lugar no Concurso Estadual de Vídeos Contra às Drogas de 2025.
O Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas ocorre anualmente e tem como principal finalidade selecionar vídeos para serem utilizados como informes publicitários, exibidos em todas as salas de cinema do Paraná.
A Lei Estadual nº. 19.068, de 05 de Julho de 2017, determina que as empresas exibidoras de cinema divulguem informes publicitários sobre os malefícios do consumo de drogas ilícitas e os impactos negativos do abuso de drogas lícitas. Essa obrigatoriedade de exibição ocorre anualmente, no mês de junho, em todas as sessões de cinema do Estado do Paraná, dentro do contexto da campanha “Junho Paraná Sem Drogas”.
De acordo com o artigo 2º da lei, cabe à Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), a organização, seleção e divulgação das campanhas, definindo os filmes publicitários a serem exibidos nas salas de cinema.
Para cumprir essa determinação legal, o CEPSD criou, em 2017, o “Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas”, que teve sua nomenclatura alterada em 2022 para “Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas”. O objetivo é incentivar a participação de jovens na discussão sobre prevenção ao uso de drogas, valorizando a produção audiovisual como ferramenta de conscientização.

