Desesperadas, mães jogam filhos a soldados no Afeganistão

Após a retomada do grupo fundamentalista Taliban ao Afeganistão, o caos e medo reinam no país. Desde o ocorrido, várias pessoas tentam fugir em aviões, pelas fronteiras e até passar seus bebês por cercas. 

Um vídeo compartilhado pelo jornalista local Rustam Wahab mostra várias pessoas passando de mão em mão uma criança pela multidão até fora dos muros, onde estão soldados britânicos. A informação é da rede britânica Sky News. As imagens foram feitas no aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão.

“As pessoas estão tão desesperadas para escapar do Taleban que estão passando para a frente crianças e bebês no portão do aeroporto de Cabul”, escreveu Wahab.

De acordo com a Sky News, os soldados britânicos estão no aeroporto apoiando a evacuação de afegãos do país. Um funcionário ouvido pelo correspondente Stuart Ramsay diz que as cenas vividas por eles ficarão marcadas até o fim de suas vidas.

“É terrível, mulheres estavam jogando seus bebês por cima do arame farpado, pedindo aos soldados que os pegassem, alguns ficaram presos no arame”, disse o oficial, que não foi identificado.

Desde domingo, quando o grupo fundamentalista Taleban tomou a capital afegã, cenas registram tentativas desesperadas da população de deixar o país.

No começo da semana, imagens mostraram civis tentando escalar a parte externa de um avião militar, e caindo após a decolagem. A aeronave partia de Cabul com funcionários da embaixada dos Estados Unidos. Depois da cena caótica, os voos chegaram a ser suspensos, mas foram retomados horas depois.

Ontem, a Força Aérea americana comunicou que está investigando restos humanos encontrados na roda de um avião que saiu de Cabul.

Diário Online.

WhatsApp CEF (45)99102-5516 – Canal direto com nossa redação – Envie sua solicitação e a nossa equipe irá atender você.

Participe do grupo do Portal Catanduvas em Foco no WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão no seu celular, para participar é muito fácil, entre em contato com o CEF através do nosso WhatsApp (45)99102-5516 e envie a mensagem, QUERO PARTICIPAR DO GRUPO, em poucos minutos você estará recebendo todas as notícias com exclusividade em seu celular.