SEMED de Catanduvas recebe a visita do Coordenador do Convênio Linha Ecológica da Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros

Na terça-feira (23/02), a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Catanduvas, foi contemplada com a visita do Coordenador e Gestor do Convênio Linha Ecológica Mauri Schneider, para dar continuidade e compartilhar as possíveis linha de atuação e parcerias estabelecidas pelas instituições âncoras como, Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros com abordagem à temática ambiental do plano de trabalho do convênio.

Um trabalho desenvolvido por intermédio do Convênio Linha Ecológica: Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural no Território, com atuação em 55 municípios, promove contato direto com as gestões públicas da região e a distribuição de material pedagógico. Neste dia, foram entregues kits pedagógicos para o nosso município.

Kits pedagógicos

Na oportunidade estão sendo entregues materiais pedagógicos, livros com temáticas como, Ecomuseu, turismo e patrimônio cultural, dimensões culturais, receitas saudáveis, a carta da terra, além de cartões postais.

A partir da distribuição do material pedagógico, outras atividades serão desenvolvidas, conforme o coordenador e gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider. Um dos materiais que acompanha o kit é o IV Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras da BP3 e Oeste, muito aguardado na região, segundo o gestor, pois foi construído dentro de um processo participativo de segurança alimentar nutricional em que, as principais protagonistas são as cozinheiras e nutricionistas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O convênio

O Convênio Linha Ecológica é realizado em parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu há 19 anos com atuação nos municípios da região. O trabalho contempla diferentes linhas de atuação na área ambiental e cultural e tem uma interface direta com as secretarias municipais de Educação, na linha de formação para professores, formação de cozinheiras e nutricionistas, produção de materiais pedagógicos e ações de sustentabilidade, envolvendo a educação ambiental e suas conexões com temas como água, resíduos sólidos, alimentação saudável, cisternas, hortas, recuperação de nascentes, entre outros.

A Gestão Municipal, através das Secretarias de Educação e Esportes, Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente agradecem a parceria com Itaipu Binacional, Convênio Linha Ecológica, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, por proporcionar ações de uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e de construção da identidade territorial do Oeste do Paraná para gerar o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, tomando como eixo a cultura da sustentabilidade e reconhecendo as boas práticas e os atores líderes que atuam no seu dia-a-dia em prol da melhoria e PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA QUALIDADE DE VIDA.

SEMED Catanduvas

WhatsApp CEF (45)99102-5516 – Canal direto com nossa redação – Envie sua solicitação e a nossa equipe irá atender você.

Participe do grupo do Portal Catanduvas em Foco no WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão no seu celular, para participar é muito fácil, entre em contato com o CEF através do nosso WhatsApp (45)99102-5516 e envie a mensagem, QUERO PARTICIPAR DO GRUPO, em poucos minutos você estará recebendo todas as notícias com exclusividade em seu celular.