Frio congela usinas e deixa milhões sem energia no Texas e no México

Uma onda de frio intensa no Texas aumentou a demanda por energia e forçou a operadora da rede elétrica do estado do Texas, nos EUA, a impor blecautes rotativos deixou quase 3 milhões de clientes sem eletricidade na última segunda-feira (15).

A onda de frio que varreu o Texas também atingiu o norte do México, onde as autoridades disseram que 4,7 milhões de usuários ficaram também sem energia na manhã desta segunda. Por volta do meio-dia, o serviço havia sido restaurado para quase 2,6 milhões deles.

O site PowerOutage.us, que rastreia cortes de energia, informou que 3.690.886 clientes do Texas estavam sofrendo interrupções por volta das 19h50 de Brasília.

O presidente Joe Biden declarou estado de emergência, liberando assistência federal para todos os 254 condados do estado, onde as temperaturas hoje variaram de -2 a -22 graus Celsius. 

“A rede elétrica do Texas não foi comprometida. A capacidade de algumas empresas de gerar energia foi congelada”, escreveu o governador do Texas, Greg Abbott, no Twitter na segunda-feira. “Eles estão trabalhando para colocar a geração de volta na linha.”

O Aeroporto Intercontinental George Bush, de Houston, vai ficar fechado até pelos menos 16h (de Brasília) de terça-feira (16), enquanto o aeroporto Hobby ficará fechado pelo menos até as 15h (de Brasília).

Diário Online.

WhatsApp CEF (45)99102-5516 – Canal direto com nossa redação – Envie sua solicitação e a nossa equipe irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp