Melhor mandante, Atlético-MG busca 100% em reta final em casa por recorde do clube na Série A

O Atlético-MG nunca foi o melhor mandante de uma edição do Campeonato Brasileiro de pontos corridos de 20 clubes participantes. Pode ser em 2020. Para isso, depende apenas de si. Encara o Bahia neste sábado e fecha a Série A contra o Palmeiras, ambos no Mineirão. Se vencer as duas partidas, fará também uma campanha recorde em casa dentro todas as participações na atual fórmula (2006-2019).

O Galo soma 42 pontos em 17 jogos no Gigante da Pampulha, pelo Mineirão. São 82,3% de aproveitamento, com 13 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. Em caso de vitórias nos dois jogos restantes, chegará aos 48 pontos.

Estádio Mineirão; foto panorâmica — Foto: Twitter Mineirão
Estádio Mineirão; foto panorâmica — Foto: Twitter Mineirão

O Atlético não conseguirá ser o melhor mandante de todos os tempos do Brasileirão. Mas se Sampaoli derrotar Bahia e Palmeiras, além de fazer a melhor campanha em casa do clube, ficará entre as quatro melhores de todas as edições dos pontos corridos.

O recorde geral é do atual campeão Flamengo, que somou incríveis 53 pontos em 57 possíveis no Maracanã em 2019, embalado por Jorge Jesus. Depois, vem o Corinthians de 2015 de Tite, com 50 pontos, e o Palmeiras de Felipão, de mesma pontuação em 2018. O trio foi campeão brasileiro nos anos citados, o que o Galo persegue, ainda que esteja em terceiro lugar, a cinco pontos do Inter, e faltando três rodadas.

  • Atlético completou 20 jogos em casa sem a presença da torcida
  • 54% do atual elenco ainda não atuou ao lado da torcida do Atlético

O Atlético tem como melhor campanha em casa no Brasileirão moderno os 47 pontos de 2012, quando ficou invicto no recém-inaugurado Independência (14 vitórias e cinco empates). Vice-líder daquele ano, curiosamente, o time de Cuca, Ronaldinho e Cia. teve desempenho pior do que o São Paulo no Morumbi, que somou 47 pontos, mas teve mais vitórias.

– A gente continua com pensamento positivo. É o nosso foco desde o início do campeonato. A gente tem, então, que pegar as últimas rodadas e pontuar. Conseguir ganhar todas elas para que a gente possa, no final, conseguir o nosso maior objetivo – disse Marrony.

Fora de casa

Enquanto é o melhor mandante do Brasileiro, somando dois pontos a mais do que o Internacional (que tem 18 jogos já realizados no Beira-Rio), o Atlético é inseguro fora de casa. Nos últimos seis jogos, fez apenas três pontos (três empates e três derrotas). O desempenho longe da capital mineira fez a equipe patinar na briga pelo título.

No geral, o time de Sampaoli tem apenas 19 pontos em 18 jogos como visitante, sendo apenas a 12ª melhor campanha fora de casa do Brasileiro. Irá encarar o Sport Recife na Ilha do Retiro na 37ª rodada. O melhor visitante é o Flamengo (atual vice-líder), com 34 pontos, à frente do líder Internacional, que fez 26 pontos saindo do Beira-Rio.

Ge/globo.com

WhatsApp CEF (45)99102-5516 – Canal direto com nossa redação – Envie sua solicitação e a nossa equipe irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp